A terceira edição do programa “365 Algarve” arranca no dia 04 de outubro com uma programação que inclui mais de 400 iniciativas culturais para dinamizar o turismo na época baixa.
Em comunicado, o Governo adianta que, ao longo de oito meses, até maio de 2019, serão apresentados mais de uma centena de concertos, 52 espetáculos de teatro, 93 eventos e visitas ao património cultural, numa iniciativa que este ano decorre sob o tema das viagens.
Os eventos, em áreas como a música, o teatro, o novo circo e as artes de rua, literatura, cinema, exposições ou dança, entre outros, “são diferenciadores e complementares à oferta já existente”, permitindo experiências “enriquecedoras” a quem reside ou se encontra de férias na região.
“O 365Algarve tem como objetivo melhorar a experiência turística e a atratividade em todos os municípios da região do Algarve entre outubro e maio de 2019, atenuando a sazonalidade nesta região através de uma programação cultural de qualidade, que é construída em exclusivo a partir das propostas do tecido artístico local”, lê-se no comunicado.
O concerto de abertura contará com os algarvios João Frade e Sara Afonso e a participação especial de Moçoilas e Ana Bacalhau, ao som do acordeão, instrumento com origem na China que se popularizou no Algarve e no restante território português.
O programa é financiado em 1,5 milhões de euros pelo Turismo de Portugal e operacionalizado pela Região de Turismo do Algarve e pela Associação de Turismo do Algarve.
No total, nesta terceira edição, foram selecionados 20 projetos, cinco dos quais apoiados pela primeira vez.
Nos últimos dois anos, o “365 Algarve” já promoveu 1.151 iniciativas e apoiou 89 projetos, a que assistiram 275 mil pessoas, num investimento global de três milhões de euros.
Citado no comunicado, o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sublinha que a cultura “é um fator essencial de atração turística e deve ser usada como instrumento de dinamização do território”, o que tem sido evidenciado nas duas edições do programa.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, refere, por seu turno, que a iniciativa “é cada vez mais um fator diferenciador para quem quer visitar o Algarve”, e acrescenta que o índice de sazonalidade na região e no país “diminuiu para o valor mais baixo de sempre”.
Em média, a oferta cultural totaliza 50 eventos por mês durante os oito meses de programa, percorrendo toda a região do Algarve e atraindo público às zonas mais periféricas e interiores.