Documentários e visitas históricas evocam os 800 anos de Alcácer do Sal

Data:

O município de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, recebe a partir desta semana várias iniciativas para evocar a história do concelho, no âmbito das comemorações dos 800 anos da reconquista aos mouros.

As atividades arrancam na quarta-feira, no auditório municipal de Alcácer do Sal, às 21:00, com a projeção de quatro documentários intitulados ‘Memórias da gente’, numa viagem visual alusiva à história do concelho.

“São documentários, realizados pelo historiador José Hermano Saraiva, que revisitam a história dos monumentos do concelho, como a reconquista de Alcácer do Sal, a Cripta Arqueológica, o castelo e o Senhor dos Mártires”, explicou hoje à agência Lusa a arqueóloga Marisol Ferreira.

O programa, segundo a autarquia, prossegue com visitas aos fornos do Bugio, que inclui uma caminhada de cerca de quatro quilómetros, à adega da Barrosinha, com provas de vinho, à salina da Batalha e ao cais palafítico da Carrasqueira, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

“Os fornos do Bugio são um conjunto de 23 fornos romanos, quatro deles escavados, utilizados para a produção de ânforas que transportavam o vinho e a pasta de peixe produzida nesta zona”, explicou Marisol Ferreira, chefe do gabinete de arqueologia da Câmara de Alcácer do Sal.

De acordo com a responsável, durante a visita aos fornos, localizados numa área entre a Herdade da Barrosinha e os limites do concelho, os participantes vão poder ver as grelhas e os fornos usados também na produção de cerâmica de construção, pratos e potes, “importantes para o comércio e economia” de Alcácer do Sal.

Na visita à salina da Batalha, na margem esquerda do rio Sado, a autarquia pretende dar a conhecer a importância de Alcácer do Sal na produção de sal, desde a época romana, e a sua ligação às regiões de Aveiro e Murtosa.

“Parte destas salinas identificam-se com as existentes no distrito de Aveiro e em Murtosa, uma vez que os agricultores que já produziam sal nessas zonas transferiram as técnicas para a região de Alcácer do Sal”, referiu a arqueóloga.

Ainda no âmbito das comemorações dos 800 anos de Alcácer do Sal, está prevista uma caminhada afonsina, de cerca de quatro quilómetros, no dia 05 de outubro, às 09:30, que vai percorrer alguns dos monumentos e pontos de referência desta cidade do litoral alentejano.

Alcácer do Sal foi conquistada pela primeira vez pelos portugueses em 1160. Recuperada, em 1191, por Ya´qub al-Mansur, na derradeira presença islâmica que durou até 1217, foi reconquistada pelos portugueses, auxiliados por tropas da V Cruzada.

O município recebeu Foral em 1218 e o rei D. Afonso II confiou novamente a sua posse à Ordem de Santiago, que a transformou em sua sede até 1482, ano em que transitou definitivamente para Palmela, no distrito de Setúbal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.