O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) foi nomeado, pelo terceiro ano consecutivo, para a competição ‘Top 100 Sustainable Destinations – 2018’ (Cem Melhores Destinos Sustentáveis).
O anúncio oficial da seleção dos destinos será feito a 27 de setembro, na Holanda, durante a Conferência Global ‘Green Destinations’.
A competição ‘Top 100 Sustainable Destinations’ é organizada por dez organizações líderes em turismo sustentável, que avaliam os destinos concorrentes a nível mundial.
O objetivo principal é o de destacar histórias de sucesso e trocar boas práticas para tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, gerando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes.
O tema escolhido para a competição deste ano é ‘Turismo para beneficiar as comunidades locais’.
O PNPG foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional.
Localiza-se no noroeste de Portugal, abrangendo o território de cinco municípios – Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Possui uma área de mais de 70 mil hectares e reúne uma grande diversidade biológica e um elevado número de espécies endémicas, bem como uma grande diversidade de ‘habitats’ naturais, sendo disso exemplo as matas climáticas de carvalhos, associadas ao azevinho, ao medronheiro, ao teixo e ao sobreiro, informa a Adere-Peneda Gerês.
O Parque Nacional da Peneda Gerês constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Em conjunto com esse parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.