Já é possível fazer transferências bancárias imediatas entre os bancos que sejam aderentes a este sistema, segundo anunciou o Banco de Portugal (BdP) na quarta-feira. Porém, tendo em conta que a adesão é voluntária, há ainda quem não disponibilize este serviço.
Entre os principais bancos que operam cá, o Santander e o BCP já têm esta solução disponível.
“O Santander já disponibiliza o serviço de Transferências Imediatas. Os fundos passam a estar disponíveis na conta do beneficiário, no máximo em 10 segundos”, disse o banco num comunicado a que a imprensa teve acesso.
OPor seu turno o BCP disse que foi dos “um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema” que está disponível quer para particulares quer para empresas.
Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse à Lusa que “está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos” e que comunicará aos clientes “logo que ela estiver operacionalizada”.
MB Way Uma outra solução
Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma aplicação no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes.
Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.