Marcelo despediu-se da “fascinante aventura” do ensino

Data:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da “fascinante aventura” do ensino como professor universitário de direito, que disse ser a “verdadeira vocação” da sua vida, a partir da qual fez tudo o mais.

Marcelo Rebelo de Sousa

O chefe de Estado, que completa 70 anos em dezembro, a atual idade de jubilação, deu hoje a sua “última lição formal” como docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na cerimónia de abertura do ano académico 2018/2019 da Universidade de Lisboa, na Aula Magna.

Professor desde 1972, na mesma faculdade onde se licenciou, entre 1966 e 1971, com média de 19, e depois concluiu mestrado e doutoramento, Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso que durou perto de meia hora, em que passou em revista a evolução do país e da universidade nestas cinco décadas.

No final, foi aplaudido de pé durante cerca de dois minutos.

Assistiram a esta “lição de sapiência” os antigos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, presidentes dos tribunais superiores, ministros e deputados de vários partidos.

“A universidade, a minha universidade foi sempre a minha praça-forte, a minha casa ‘mater’, o meu último refúgio. Tudo quanto fiz ou faço em tantos outros domínios fi-lo a partir dela e por causa dela”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando: “E depois de cada incursão, fora dela, à minha escola regressava sempre, sem exceção, jubiloso ou derrotado, pois era ela a verdadeira vocação da minha vida”.

O Presidente da República declarou que estará “grato para sempre” à sua universidade: “Ao caminhar para o fim de uma fascinante aventura, como não agradecer a esta universidade a vida inesquecível que me proporcionou?”.

“Mais do que isso, como não agradecer as dezenas de mestres que me desvendou, as centenas, muitas, de colegas, docentes e não docentes, que revelou, as certamente mais de duas dezenas de milhar de alunos que me encheram os melhores momentos dessa incessante caminhada?”, completou.

Marcelo Rebelo de Sousa quis terminar a sua intervenção como Presidente da República, “calado o académico”, e nessa qualidade expressou “esperança no futuro” desta e de todas as universidades portuguesas, “esperança no futuro da educação como penhor de liberdade, de igualdade, solidariedade, esperança no futuro de Portugal”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.