O historiador e escritor norte-americano Laurence Bergreen, autor da obra “Para Além do Fim do Mundo: a Magnífica Odisseia da Viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães”, apresenta, na próxima sexta-feira, às 18:00, a palestra “Para além do fim do mundo”, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Lisboa.
Laurence Bergreen, que em novembro de 2016 publicou “Casanova: The World of a Seductive Genius”, colaborou com a NASA, em 2007, “para dar o nome a algumas características geológicas em torno da cratera Victoria no planeta Marte, com base em lugares visitados por Fernão de Magalhães”, segundo comunicado enviado à agência Lusa pela Academia de Marinha, que organiza esta conferência, no âmbito das celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação.
Fernão de Magalhães (1480-1521) capitaneou, ao serviço da coroa de Espanha, a primeira viagem de circum-navegação, efetuada entre 1519 e 1521, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, em busca de uma rota alternativa à de Vasco da Gama, para alcançar os portos indianos e as cargas de especiarias.
Laurence Bergreen é um historiador e biógrafo americano. Escreveu para várias publicações, como The New York Times, Los Angeles Times, The Wall Street Journal, Chicago Tribune, Newsweek e Esquire. Foi professor na New School for Social Research. Membro do PEN American Center, The Explorers Club, Authors Guild, e Board of Trustees of the New York Society Library. Vive em Nova Iorque.