No passado dia 15 de setembro foi assinado em Friedberg o Acordo de Geminação entre os Municípios do Entroncamento e Friedberg, um acordo que formaliza o pacto de amizade e cooperação entre as duas cidades e cujo objetivo é a promoção conjunta de parcerias em diferentes áreas, como a educação, a cultura, o desporto, o turismo e as relações económicas.
As cerimónias iniciaram-se pela manhã com a inauguração da “Entroncamento Weg”, rua na cidade alemã que passa a ter o nome do concelho, ao que se seguiu a assinatura do Acordo de Geminação, um momento presidido pelo Presidente da Assembleia Municipal de Friedberg, na presença da comitiva do Entroncamento, dos representantes dos Municípios de Magreglio (Itália) e Bishop´s Stortford (Inglaterra), Villiers-sur-Marne (França), este último também geminado com o Entroncamento, dos Comités de Geminação e do Clube Europa, do Presidente do Parlamento da Região de Hessen, dos vários vereadores da Câmara Municipal de Friedberg e convidados oficiais.
O Entroncamento esteve representado em Friedberg, entre os dias 13 e 16 de setembro, por uma comitiva de 100 pessoas, entre os representantes da autarquia e os representantes de Associações culturais e desportivas da cidade do Entroncamento.
A nível desportivo, com 29 atletas do Núcleo de Andebol do Entroncamento e 18 atletas do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição, que durante estes dias participaram em torneios e trocas de experiências desportivas nas referidas modalidades com os clubes de Friedberg.
A nível cultural e musical, com 26 elementos da Associação Concordia Música e 21 elementos do Orfeão do Entroncamento que brindaram a cidade alemã com atuações de elevada qualidade musical e que muito dignificam a cultura do Entroncamento.
No decorrer destes dias a comitiva oficial do Município do Entroncamento, esteve presente na Vernissage da Exposição “Imagens das Cidades Geminadas”, na inauguração do Complexo Desportivo de Seewise, na abertura do Mercado de Outono, visitou a empresa “Pegasus” (brinquedos) e os Serviços Municipalizados Stadwerke e tiveram oportunidade de conhecer Friedberg e arredores de autocarro e barco pelo Vale do Reno.
As viagens foram suportadas pelos próprios elementos da comitiva, com o apoio dos municípios nas questões de transportes, sendo que a alimentação e o alojamento esteve a cargo de famílias de acolhimento com o apoio do Município de Friedberg, como é habitual sempre que se realizam intercâmbios.
De relembrar que em junho passado, o Entroncamento recebeu no âmbito das relações de geminação, comitivas dos Municípios de Friedberg (Alemanha), Villiers-Sur-Marne (França) e Mosteiros (Cabo-Verde) que culminou com a apresentação destes Municípios aos empresários do concelho, uma forma de promover potenciais investimentos e relações comerciais.
As cidades do Entroncamento e Friedberg no final destes 4 dias de partilha de experiências e vivência estão com as suas relações de amizade fortalecidas e com a certeza que o futuro será de cooperação e relações bilaterais.
Guiomar Messias
Técnica Superior de Comunicação
Relacionadas
Desde 1988 que os Portugueses perdem transporte ferroviário, assistem ao encerramento de linhas e vêem diminuir a oferta de horários nas restantes. Este caminho foi deliberadamente escolhido pelos sucessivos Governos, convenientemente ajudados pelas políticas da União Europeia e da sua Europa a duas velocidades. Enquanto Portugal perdeu 43% dos seus passageiros/quilómetro (PK), a Alemanha ganhou 24% e a França 35%. Enquanto as empresas Portuguesas fecharam ou estão em dificuldades, as…
Não é uma pintura, nem um livro raro, nem um móvel, nem uma jóia. Pesa sete toneladas, mas não deixa de ser uma peça de museu. Trata-se de um veículo ferroviário – um vagão J construído na Bélgica em 1885 – e que foi salvo da demolição em 2007 por três amigos entusiastas do caminho-de-ferro com o objectivo de o recuperar e oferecê-lo ao Museu Nacional Ferroviário.
A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 30 de junho e 12 julho, a exposição “60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento” da AMF – Associação do Museu Nacional Ferroviário. A exposição tem inauguração marcada para o dia 30 de junho, sábado às 17h00, precisamente no dia em que se comemora os 60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento.