Famalicão alarga gratuitidade de manuais escolares

Data:

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai alargar, no próximo ano letivo, a gratuitidade dos manuais escolares em “regime de empréstimo” aos 8.º e 9.º anos, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

“No próximo ano letivo manteremos a oferta das fichas de apoio ao primeiro ciclo, que é um apoio que não está abrangido pela iniciativa governamental, e concedermos os manuais escolares em regime de empréstimo até ao 9.º ano. É uma decisão que já está tomada”, garantiu o autarca.

Paulo Cunha comprometeu-se ainda, caso o Governo avance com o empréstimo dos manuais escolares até ao 9.º ano no ano letivo 2018/2019, a “aplicar a verba que seria para prestar esse serviço na área da Educação”.

Para o autarca, “este é um apoio fundamental para o concelho”, acrescentando que “no que diz respeito à educação, o orçamento municipal tem elasticidade para chegar onde for necessário”.

Segundo referiu, “a autarquia investiu, este ano, cerca de 400 mil euros em manuais escolares”, na aquisição de 17.763 fichas de apoio para o 1.º ciclo e 10.585 euros em manuais escolares para o 7.º ano.

“No total, saem beneficiados 6.500 alunos, sendo cerca de 5.000 do 1.º ciclo e 1.500 do 7.º ano”, referiu, explicando que “o investimento estimado por cada aluno do 7.º ano é de 176 euros e cerca de 25 euros para cada criança do 1.º ciclo”.

No ano letivo, que se iniciou segunda-feira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão alargou a gratuitidade dos manuais escolares ao 7.º ano de escolaridade, mantendo a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

O município conseguiu ainda, através do Banco de Livros Escolares, arrecadar mais de mil manuais usados do 8.º ao 12.º ano, distribuindo-os por 254 famílias.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.