Desde o passado sábado que Vila Nova de Famalicão tem ainda mais um pouco de Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores portugueses, que viveu e faleceu naquela cidade (1890).
A cidade ganhou um novo mural de arte urbana, num trabalho assinado pelo português Frederico Draw e inspirado na obra camiliana ‘Maria Moisés’.
O desafio foi lançado ao artista portuense pela Galeria Matriz Arte, em conjunto com a autarquia famalicense.
“O projeto foi interessante a dobrar. Primeiro, porque tenho muitos amigos em Famalicão e já tinha vontade de intervir cá e, segundo, porque não foi só chegar a Famalicão, inspirar-me na cidade e começar a trabalhar”, revelou Frederico Draw.
O artista plástico edisse ainda que pode conhecer a Casa de Camilo e ler alguns dos seus contos. “Teve que haver um estudo prévio da conceção do projeto que me obrigou a ter um cuidado especial que me fez estar mais envolvido com a obra e com a cidade também”, explicou o autor do mural.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, felicitou o artista pelo “brilhantismo” da marca que deixou na cidade, que para o autarca constitui mais uma razão para que os famalicenses desfrutem do espaço público.
“Mais do que a questão estética, há que realçar a questão do nosso património, da nossa cultura e identidade. Sabemos que Camilo Castelo Branco tem uma ligação muito forte com o nosso concelho. É quase como um legado que nos traz a responsabilidade permanente de criar condições para que a sua vida e obra estejam presentes não só em Seide, na Casa-Museu, mas também em toda a cidade”, referiu.
Para a responsável pela Galeria Matriz Arte, Helena Romão, o mural “é uma obra que vem tornar o centro de Famalicão ainda mais bonito e que dá a conhecer algo que o concelho tem de muito valor e interesse, como é o caso da ligação a Camilo Castelo Branco”.
O trabalho de Frederico Draw em Famalicão pode ser visto num edifício localizado junto à Igreja Matriz Velha do concelho.
Formado em Arquitetura, começou a pintar em 2001 e é hoje um dos nomes mais conceituados da arte urbana em Portugal.
Camilo Castelo Branco perpetuado num mural em Famalicão
