A emigração para a Suíça registou em 2017, pelo quarto ano consecutivo, uma quebra e o número de portugueses entrados naquele país foi o mais baixo desde há 15 anos, segundo dados compilados hoje pelo Observatório da Emigração.
De acordo com os dados do Office Féderal de la Statistique, do Governo suíço, citados pelo observatório, em 2017 entraram na Suíça 9.257 portugueses, de um total de 147.142 entradas de cidadãos estrangeiros.
Assim, no ano passado o número de entradas de portugueses representou 6,3% do total o que quer dizer que a tendência recessiva da emigração portuguesa para aquele destino traduziu-se “numa perda relativa” da sua importância naquele país, refere o Observatório da Emigração em comunicado.
“Se em 2013 os portugueses representaram 12% das entradas de migrantes na Suíça, em 2017 representavam apenas 6,3%”, adianta o Observatório.
Em 2013, a emigração portuguesa para a Suíça tinha atingido o valor máximo registado neste século.
O ‘Mundo Português’ relembra, no entanto, que o Governo Federal decidiu ativar uma cláusula de salvaguarda que permite alargar as restrições para todos os imigrantes dos países da União Europeia.
Entre Janeiro e Novembro de 2012, foram mais de 17 mil os portugueses que emigraram para a Suíça. De acordo com as autoridade suíças, em Agosto do ano passado, e no total havia no país mais de 234 mil imigrantes portugueses. Trata-se de uma opção que passou a ser bem mais difícil a partir de Maio de 2013, já que as autoridades helvéticas começaram a exercer uma cláusula de salvaguarda e fechar as portas a novos imigrantes oriundos de países da Zona Euro, Portugal incluído. (reportagem SIC de 2013)