Tavira recebe a Feira Mediterrânica entre 6 e 9 de Setembro

Data:

A VI Feira da Dieta Mediterrânica volta a realizar-se no centro histórico de Tavira, entre os dias 06 e 09 de Setembro, durante os quais estão previstas diversas atividades nas áreas da gastronomia, investigação, cultura, e espetáculos.

“Ao longo de quatro dias esta é uma afirmação grande em termos de identidade local e do Algarve. Passa por recriar e mostrar uma identidade regional e nacional que existe, que é simples e que faz a diferença entre os povos”, destacou Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira.

A Dieta Mediterrânica é classificada como Património Cultural e Imaterial da UNESCO desde 2013. Este é o sexto ano que o evento é realizado em Tavira, resultante de uma parceria que teve início há cerca de dez anos e que envolve um trabalho conjunto entre várias entidades algarvias.

“É um projeto estratégico tendo em vista a diferenciação enquanto destino turístico, que começou há quase dez anos, consistente e em que os parceiros insistem na sua consolidação e inovação a cada ano que passa”, salientou João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Para Fernando Severino, diretor regional da Agricultura e Pescas do Algarve, “esta mostra é uma pedra basilar para a agricultura, para o património cultural e imaterial da Dieta Mediterrânica”.

O responsável acrescentou que esta edição terá, pela primeira vez, iniciativas “relacionadas com as alterações climáticas no âmbito da estratégia nacional da agricultura biológica”, através de debates e conferências.

Outra das novidades desta edição é a integração do Mercado Municipal de Tavira na programação, com várias iniciativas que envolvem a comunidade local e de preservação do património cultural.

Além das experiências gastronómicas, nas áreas da culinária, do vinho e do azeite, no Mercado da Ribeira, a Feira Mediterrânica conta com 35 restaurantes aderentes. Estão ainda previstos vários debates e exposições, no total haverá expositores em 155 stands, 117 destes agroalimentares e 29 institucionais.

Ao longo de quatro dias estão previstos 40 espetáculos, distribuídos por sete espaços do município, com destaque para o concerto de abertura de António Zambujo, mas também de Carminho, ou os Agir, entre outras manifestações na área do fado e do cante alentejano.

A animação conta ainda com vários grupos etnográficos portugueses, poesia mediterrânica, teatro clássico e de marionetas, e música proveniente de comunidades como Marrocos, Itália, Grécia, Espanha ou França.

Todas as atividades são gratuitas e a organização estima ultrapassar o número de público presente no ano passado que se cifrou nos cerca de 200 mil visitantes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.