Problemas de reconhecimento do Cartão de Cidadão na Alemanha

Data:

 

O PSD alertou para “constrangimentos” sentidos por portugueses residentes na Alemanha por entidades recusarem reconhecer o cartão de cidadão e questionou o Governo se já intercedeu junto das autoridades alemãs para ultrapassar esta dificuldade.
Numa pergunta dirigida ao Governo entregue no parlamento, o deputado Carlos Alberto Gonçalves (PSD, eleito pelo círculo da Europa), indicou que várias entidades alemãs, públicas e privadas, não têm reconhecido o cartão de cidadão como forma de identificação, visto “não constar de forma visível a data e o local de emissão”.
O deputado formulou a seguinte questão “A Comunidade Portuguesa residente na Alemanha tem manifestado a sua preocupação devido ao facto de várias entidades públicas e privadas não reconhecerem como identificação o cartão de cidadão português.
Com efeito, serviços como os Correios Alemães e diversas instituições bancárias não aceitam como identificação o nosso cartão de cidadão pelo facto de nele não constar de forma visível a data e o local de emissão. Esta situação tem causado vários constrangimentos à nossa comunidade que se vê obrigada, em muitos casos, a pedir a emissão de um passaporte para poder concretizar as suas diligências junto das referidas instituições.
Assim, era importante saber se o Governo português tem conhecimento desta situação que tem consequências negativas para a nossa comunidade residente na Alemanha e se já intercedeu junto das autoridades daquele país no sentido de se ultrapassar esta situação.
Acresce, que há alguns anos atrás em França tivemos um problema semelhante, que neste caso tinha a ver com o facto de no cartão de cidadão não constar a morada de residência, mas que foi ultrapassado após sucessivos contactos com as autoridades francesas.
Gostaria ainda de referir que vários Conselheiros das Comunidades Portuguesas chamaram a atenção para esta situação mas, infelizmente, não mereceram qualquer resposta.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis o Grupo Parlamentar do PSD vem, através do Sr. Presidente da Assembleia da república solicitar que o Ministro dos Negócios Estrangeiros responda às seguintes perguntas:
1. Tem o Governo conhecimento desta situação em que várias entidades alemãs não reconhecem aos nossos nacionais o cartão de cidadão como documento de identificação?
2. O Governo já intercedeu junto das autoridades alemãs para superar esta situação?

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.