Museu de Lamego dedica ciclo de cinema a Ingmar Bergman

Data:

O Museu de Lamego vai este mês prestar homenagem ao cineasta Ingmar Bergman, através de um ciclo de cinema, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

A partir de domingo, e até 24 de agosto, haverá cinema todos os dias, num total de 13 filmes. Naquela que é a sexta edição, o Ciclo de Cinema do Museu de Lamego dedica ainda um dia à fotografia e ao cinema.

O Museu de Lamego lembra que Ingmar Bergman foi um “cineasta mundialmente famoso, lendário diretor de teatro e escritor excecional”, que nasceu a 14 de julho de 1918 e viveu até aos 89 anos.

“Pelo caminho deixou mais de 60 filmes, mais de 170 produções teatrais, tendo ainda escrito mais de cem livros e artigos”, refere.

Entre as obras mais famosas de Ingmar Bergman estão filmes como “O sétimo selo” (1957) ou “Morangos silvestres” (1957), que estarão em exibição durante o ciclo de cinema.

O museu recorda que, “a preto e branco ou a cores, Ingmar Bergman alternava as composições mais clássicas com experiências de difícil classificação”, como “A máscara” (também conhecida pelo seu título original de “Persona”), que hoje é considerada uma das obras-primas da sétima arte.

“Celebrado por fãs e críticos, continuando ainda hoje a fascinar e a chocar o público, Bergman venceu três Óscares de Melhor Filme Estrangeiro – em 1960 por ‘A Fonte da Virgem’, no ano seguinte por ‘Em Busca da Verdade e em 1983 por ‘Fanny e Alexandre’”, recorda.

Em 1997, foi homenageado com a “Palma das palmas”, em Cannes, tendo sido “o único cineasta até hoje a vencer esse prêmio”, acrescenta.

O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego arranca domingo, com a exibição de “Um verão de amor” (1951), e termina a 24 de agosto, com o filme “Da vida das marionetas” (1980).

“Mónica e o desejo” (1953), “Uma lição de amor” (1954), “Sorrisos numa noite de verão” (1955), “A fonte da virgem” (1960), “O silêncio” (1963), “A máscara” (1966), “Lágrimas e suspiros” (1972), “Cenas da vida conjugal” (1973) e “Sonata de outono” (1978) completam a lista de filmes em exibição.

O dia 17 será dedicado a conversas sobre cinema e fotografia, com a participação de Fernando Cabral, do Cine Clube de Lamego, que falará sobre “Cinema em Lamego”, e do fotógrafo Júlio de Matos, que abordará o tema “A Fotografia nos Filmes de Ingmar Bergman”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.