Reconhecido interesse histórico e cultural do Carnide Clube, em Lisboa

Data:

O Carnide Clube, em risco de ser despejado do edifício que ocupa há 90 anos em Lisboa, foi reconhecido como “entidade de interesse histórico e cultural”, segundo um despacho publicado ontem no Boletim Municipal da Câmara de Lisboa.

O clube lisboeta, com sete títulos de campeão nacional de basquetebol e que é uma referência na formação da modalidade, deve deixar o edifício onde está sedeado desde a fundação, em 1920, esta sexta-feira, após notificação do senhorio de não renovação do contrato de arrendamento, que termina a 31 de agosto.

No entanto, a atribuição do reconhecimento como “entidade de interesse histórico e cultural” pela Câmara de Lisboa prevê “a atribuição de competências de proteção e salvaguarda destas entidades às Autarquias Locais”, é salientado no despacho.

De acordo com a lei, “o reconhecimento é atribuído às entidades que, pela sua atividade e património material ou imaterial, constituam uma relevante referência cultural ou social a nível local”.

No final de junho, este histórico clube de Lisboa lançou uma petição pública ‘online’ contra a ação de despejo que foi alvo a sede social que ocupa desde 1928, numa iniciativa que conta com o apoio da Junta de Freguesia local.

“Somos uma instituição de utilidade pública com quase 100 anos e fomos surpreendidos em abril com esta tentativa de despejo para 31 de agosto, contra a qual vamos lutar com todas as forças”, afirmou na altura Tânia Estronca, presidente do Carnide Clube, em comunicado.

A responsável referiu que o principal objetivo é conseguir que a Câmara Municipal de Lisboa “faça a expropriação por interesse público do espaço”.

Na proposta de reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural, agora aprovada, é salientado que “a identidade da cidade se conecta de forma sinalagmática na identidade das diversas comunidades, tantas vezes patente em instituições como clubes antigos de bairro, enraizados no tecido local e social, que cumprem um papel inestimável com base em princípios tão caros ao movimento associativo”.

O documento refere ainda que o reconhecimento do Carnide Clube “como entidade de interesse histórico e cultural ou social assume, no presente ano, uma importância acrescida e relevante, dado que Lisboa venceu a candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021”.

O clube tem cerca de 750 atletas, a maior parte dos quais federados, vários títulos de campeão europeu em diversas modalidades.

Nos nacionais, “é o quarto maior clube de sempre em Portugal, apenas atrás de Benfica, Porto e Sporting”, é salientado na sua página oficial na internet.

Atualmente é o campeão da primeira divisão sénior feminino da modalidade.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.