É sobejamente conhecida a qualidade e a originalidade do design nos têxteis portugueses. Por isso a presença portuguesa numa feira no Canadá mais uma vez referenciou Portugal neste importante mercado. A comitiva “From Portugal” apresentou-se na Toronto Gift Fair com a qualidade da produção nacional e o propósito de angariar clientes e encontrar distribuidores.
No sector dos têxteis-lar, Inge Van Staeyen, comercial da B. Sousa Dias, disse ter ido sobretudo à procura de novos clientes, tanto para a marca própria da empresa, como para projetos private label. “O Canadá é um mercado com poder de compra adequado ao custo dos nossos artigos”, reforçou, por seu lado, Orquídea Dores, da direcção de exportações da Freitas & Dores, empresa especializada em produtos decorativos e utilitários.
Com uma estratégia já bem definida para entrar no mercado canadiano, a Ditto apostou no “Byline”, um projeto de mobiliário funcional e decorativo que já atravessou fronteiras. “Depois de dois anos a expor pela Europa e Ásia, esta é a melhor feira para iniciar a promoção na América do Norte” relata Mário Lobo, representante da empresa que olha sobretudo para importadores e cadeias de distribuição de média/grande dimensão.
A comitiva lusa contou também com as empresas Freitas & Dores, Burel, Sugo Cork Rugs e Tuntum, cuja participação na Toronto Gift Fair resultou de mais uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.