Feira da Luz começa no sábado

Data:

A Feira da Luz, em Carnide, uma das mais antigas do país, é inaugurada no sábado, trazendo durante um mês até esta freguesia de Lisboa comes e bebes, música e divertimentos tradicionais.

A feira, no Largo da Luz, tem mais de 550 anos e é organizada desde 2014 pela Junta de Freguesia de Carnide.

Foi precisamente o facto de Carnide ter sido considerada no ano passado uma “Eco-freguesia” que levou a que a ecologia fosse o tema do certame para 2018, “com tertúlias às quintas-feiras sobre o caminho a seguir” e lançamento de livros, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Fábio Sousa.

Pretende-se “também casar o comércio local com outros comerciantes e feirantes que vêm de outros locais do país. São mais de 100 feirantes em 25 mil metros quadrados, numa feira que dura um mês, como já há poucas no país. Então em Lisboa não há outra”, acrescentou.

O certame terá entradas livres para concertos, entre outros, de Radiofive, Cantigas do Festival, Lena d’Água, Fado Lelé, Carapaus, Azeite & Alho, Toy, Carolina Deslandes, Luiz Caracol e Aurea.

Contará ainda com grupos locais, danças tradicionais, ranchos folclóricos e, pela primeira vez, um encontro de cante alentejano.

“Há um conjunto de pessoas que já nos dizem que aguardam todos os anos pelo mês de setembro para comprar algumas coisas mais tradicionais, como loiças, cutelarias e outras coisas, como o artesanato, que só encontram na Feira da Luz”, acrescentou.

A feira tem restaurantes que servem petiscos e uma grande dinamização cultural, com centenas de atividades.

Este ano será possível, por exemplo, interagir com cavalos da GNR, ver uma exposição de fotografia de André Ferro e participar em visitas guiadas ao centro histórico de Carnide.

O certame termina com a centenária procissão de Nossa Senhora da Luz, a partir da igreja com o mesmo nome.

Foi precisamente a partir da “tradicional romaria” de Nossa Senhora da Luz que se desenvolveu esta feira, que surgiu integrada em festividades religiosas e “ainda hoje mantém uma grande importância do ponto de vista religioso”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.