Com apenas 19 anos Zachery Ramos quer ser “Mayor” da cidade de Gustine na América

Data:

O lusodescendente Zachery Ramos pode vir a tornar-se o dirigente eleito mais jovem de sempre no Estado. O candidato de 19 anos conta com o apoio de “mais de 65% dos negócios e agricultores locais”, além de várias associações de luso-americanos, como a California Portuguese American Coalition (CPAC), e de personalidades políticas, como a ex-candidata a governadora da Califórnia Delaine Eastin.

Filho de pai português nascido nos Açores, Zachery Ramos enfrentará em novembro Pat Nagy, um veterano do conselho da cidade com nove anos de experiência. Devido ao seu envolvimento com a comunidade, que privilegia ações porta a porta e contactos pessoais, o lusodescendente sente que tem “uma forte possibilidade de ganhar” esta eleição. Se vencer, Zachery será também o político luso-americano mais jovem de sempre nos Estados Unidos, algo que antevê com expectativa pela identificação “forte” com a comunidade portuguesa na cidade, que tem pouco mais de cinco mil habitantes. “Posso fazer história não apenas para a nossa comunidade mas também poderei juntar-me aos outros luso-americanos eleitos e trabalhar com eles”, afirmou. A candidatura do lusodescendente, que estagiou na câmara municipal durante um ano, trabalha como coordenador recreativo e estuda na Modesto Junior College, foi “antecipada” devido ao “estado” da política atual. “Tinha previsto concorrer em 2020, mas devido à forma como as coisas estão neste momento não podia esperar mais e por isso decidi candidatar-me este ano”, explicou.

Apesar de nunca ter visitado Portugal e não falar português, Zachery Ramos está a trabalhar com a CPAC para alargar o ensino de português nas escolas, como opção ou atividade extracurricular, e diz que quer aprender a língua portuguesa. A educação é um dos itens na sua plataforma de campanha, além da conservação dos parques, incentivos aos negócios locais na zona comercial da cidade e “uma política de porta aberta” para ajudar os cidadãos a resolverem problemas. Tal como outras pequenas cidades agrárias na Califórnia, Gustine tem uma grande população de agricultores e criadores de gado preocupados com o futuro e com as condições de mercado em deterioração. Há problemas na indústria de laticínios, à qual os imigrantes portugueses têm uma ligação histórica, devido à quebra do preço do leite e à concorrência de grandes conglomerados. Zachery Ramos disse já ter planos para endereçar estes problemas, que passam pela criação de comités de agricultores na cidade “onde há mais vacas que pessoas.”

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.