A Câmara de Pombal aprovou a abertura do procedimento concursal para a construção de uma Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR), no Louriçal, anunciou hoje a autarquia.
Segundo uma nota de imprensa, a estação elevatória será construída no lugar de São João das Tábuas, na freguesia do Louriçal, concelho de Pombal, no distrito de Leiria, e terá um preço base de 670.000 euros.
Com um prazo de execução de 240 dias, esta empreitada contemplará ainda a construção de 2.500 metros de conduta elevatória e 700 metros de coletores de diâmetro 400 para ligação ao emissário Carnide-Ilha-Louriçal.
A infraestrutura contempla ainda 2.300 metros de coletor de drenagem de águas residuais do lugar de São João das Tábuas e parte de Casais do Porto, na freguesia do Louriçal.
Segundo o município liderado por Diogo Mateus, a localização deste equipamento permitirá desativar a EEAR de Casais Loureiro e passará a viabilizar a ligação das redes de drenagem do Casal da Rola, parte de Casais do Porto e de São João das Tábuas, naquela freguesia, passando a concentrar aproximadamente 95% do caudal produzido nesta bacia de drenagem numa única instalação.
Para a autarquia, esta solução apresenta vantagens ao nível dos custos com a operação e com a sua manutenção.