Ponta Delgada é o terceiro porto do mundo mais visitado pelo navio-escola Sagres

Data:

 

Ponta Delgada é o terceiro porto do mundo mais visitado pelo navio-escola Sagres, revelou  o Presidente da Câmara Municipal.
José Manuel Bolieiro recebeu  em audiência de cumprimentos, o Capitão-de-Fragata Maurício Camilo, Comandante do Navio da República Portuguesa Sagres.
Esta é a 23.ª passagem do navio por Ponta Delgada, apontou o edil após o encontro, em que foi feito o convite para a retribuição de apresentação de cumprimentos a bordo.
O NRP Sagres foi construído em 1937, nos estaleiros de Blohm&Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de “Albert Leo Schlageter”. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que incluía o “Hors Vessel” (atual “Eagle”, dos Estados Unidos), Gorch Fock (atual “Tovarishch”, da Ucrânia) e um outro casco, nunca concluído, nem aparelhado.

Um quinto navio, “Mircea”, foi propositadamente construído para a marinha romena.
Em 1945, o “Albert Leo Schlageter”, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948.
Em 1962, Portugal adquire-o para substituir o então NRP Sagres. Este tinha sido também um navio alemão, o “Rickmer Rickmers”, tomado por Portugal nos Açores, no porto da Horta, aquando da 1.ª Guerra Mundial e incorporado na Armada em 1924, como navio-escola.
Antes, existiu outro navio-escola com o nome Sagres. Tratou-se de uma corveta em madeira construída em 1858, em Inglaterra, que armava em galera. Fundeada no rio Douro, serviu como navio-escola para alunos-marinheiros, entre 1882 e 1898.
O NRP Sagres, que apresenta diversos símbolos relacionados com o legado da Expansão e dos Descobrimentos, vai estar em Ponta Delgada até ao dia 27 de agosto, segunda-feira.

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Carmen Costa

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.