Apicultores do Caramulo fazem festa do mel em “mau ano de produção”

Data:

A Associação de Apicultores da Serra do Caramulo promove este mês mais uma edição da festa do mel, apesar de considerar que este é “o pior ano de produção”, com quebras “na ordem dos 80 a 90%”.

Segundo Isidro Ferreira, dirigente desta associação do concelho de Tondela, são vários “os fatores que contribuíram para este resultado, nomeadamente a redução da flora apícola, decorrente dos incêndios, a vespa velutina e as alterações climáticas, com grande oscilação de temperaturas e longos períodos de chuva durante a primavera”.

Na sua opinião, “em determinadas zonas do país, a continuidade da apicultura encontra-se ameaçada, pois são muitas as dificuldades e os desafios inerentes a esta atividade e poucas têm sido as ajudas”.

Isidro Ferreira referiu que, “numa altura em que muito se fala na importância da reabilitação e dinamização dos meios rurais”, o papel da apicultura deve ser relembrado.

“A apicultura tem tido um papel crucial no combate à desertificação, na diversificação do uso da floresta, na sustentabilidade, na preservação da biodiversidade e no aumento da produção agrícola, através da polinização das abelhas”, sublinhou.

De acordo com o dirigente associativo, em Portugal, a apicultura “só é possível pela perseverança e resiliência dos apicultores numa atividade que, apesar de apaixonante, muitas das vezes não gera retorno económico face ao esforço físico e investimento”.

A associação decidiu realizar a XII Festa do Mel no Caramulo, no dia 26, por considerar que, “apesar de as circunstâncias atuais não serem as mais favoráveis, a apicultura merece ser festejada”.

Além da animação musical, a festa contará com uma exposição de mel e de outros produtos apícolas, de artesanato, de produtos regionais e terá espaços de gastronomia regional, provas de mel e animação infantil.

Antes do almoço convívio, realiza-se uma sessão de esclarecimento sobre vespa velutina.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.