O Benfica disputa esta terça-feira, em Istambul, a passagem ao ‘play-off’ de acesso à Liga dos Campeões, com o Fenerbahçe, na segunda mão da terceira pré-eliminatória, depois de uma vitória por 1-0 em Lisboa.
No Estádio da Luz, a 7 de agosto, um golo do argentino Franco Cervi bastou para a equipa de Rui Vitória passar para o comando da eliminatória e ficar mais próxima do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos, mas a visita ao vice-campeão turco, não permite facilidades à formação lusa.
Depois do jogo europeu, o Benfica arrancou a I Liga portuguesa com uma vitória frente ao Vitória de Guimarães, por 3-2.
De novo na Luz, as ‘águias’ começaram melhor e um ‘hat-trick’ de Pizzi deu uma vantagem confortável, mas a segunda parte foi de ‘sofrimento’, com o Vitória a reduzir para 3-2 e pressionar até final.
Por seu lado, o Fenerbahçe iniciou no sábado a Liga turca, que em 2017/18 terminou em segundo lugar, com uma vitória por 2-1 em casa frente ao Bursaspor.
A equipa orientada pelo holandês Philip Cocu anunciou no mesmo dia a contratação do argelino ex-Sporting Islam Slimani por empréstimo do Leicester, mas o jogador não pode ainda alinhar na segunda mão.
Entre as ‘baixas’ do Benfica para a segunda mão está o brasileiro Jonas, que confirmou no fim de semana a continuidade no clube da Luz, depois de uma transferência especulada na imprensa, mas ainda a contas com uma lesão.
Segundo o boletim clínico dos ‘encarnados’, o avançado brasileiro recupera de uma cervicalgia e não é opção, assim como o médio croata Krovinovic e o lateral nigeriano Ebuehi, de fora da lista de 21 convocados de Rui Vitória.
A convocatória dos vice-campeões nacionais não conta com o ‘reforço’ argentino Lema nem o avançado suíço Seferovic, e tem como destaque o regresso, após castigo, do chileno Castillo e as inclusões do guarda-redes Bruno Varela e do lateral Yuri Ribeiro.
O desafio entre Fenerbahçe e o Benfica, referente à segunda mão da terceira pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões, realiza-se na terça-feira, às 19:00 (horas de Lisboa).
O vencedor da eliminatória já sabe que o seu adversário no ‘play-off’, última etapa de acesso à fase de grupos, será o Spartak de Moscovo ou o PAOK. Os russos jogam em casa, depois de terem vencido o jogo da primeira mão, na Grécia, por 3-2.
No ‘play-off’, cuja primeira mão se realiza a 21 ou 22 de agosto e a segunda a 28 ou 29 do mesmo mês, está em jogo não só a presença na Champions como o encaixe de cerca de 40 milhões de euros.