O Festival do Vinho e Feira Nacional da Pêra Rocha abre na sexta-feira, na Mata Municipal do Bombarral, com os dois setores mais importantes do concelho a preverem quebras entre os 20 e os 25% devido ao calor.
“A campanha [de produção de Pêra Rocha] estava a correr relativamente bem, mas a situação alterou-se com a vaga de calor do último fim de semana”, referiu o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera (ANP).
Domingos dos Santos explicou que a fileira “já previa uma queda de produção na ordem dos 10%, devido às baixas temperaturas na primavera”, mas a situação agravou-se com as altas temperaturas que assolaram o país no final da semana passada e que poderão provocar “quebras na ordem dos 25%”.
A quebra de produção “não põe em causa a exposição” no âmbito da 25.ª Feira Nacional da Pêra Rocha, que na sexta-feira arranca no Bombarral, mas “vai refletir-se em termos da disponibilidade de pera quer para o mercado nacional quer para exportação”, disse Domingos dos Santos.
A expetativa da associação era que o setor que produziu o ano passado 200 mil toneladas de pera atingisse até ao primeiro semestre de 2019 “os 100 mil euros de exportação”.
Porém, a quebra de produção deverá impedir as organizações de produtores de atingir essa meta ficando-se “pelos 80 milhões de euros de exportações”, concluiu o presidente da ANP.
A 25.ª Feira Nacional da Pêra Rocha decorrerá, entre os dias 10 e 15, em conjunto com o 35.º Festival do Vinho Português, concentrando na Mata Municipal do Bombarral empresa e entidades ligadas aqueles que são, segundo a Câmara, “os dois setores económicos mais importantes do concelho”.
No setor do vinho, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), são também esperadas quedas “entre 15% a 20%”, que poderão ascender “a centenas de milhares de euros, devido a quebras sobretudo em determinadas castas (como a Castelão) e vinhas mais novas”, referiu aquela entidade, em comunicado.
Para além dos produtores do Bombarral e da Região Oeste no Festival irão participar “entidades representativas das várias regiões vitivinícolas do país, que ao longo do evento irão dar a provar os seus melhores vinhos, bastando para tal adquirir o copo oficial do certame” revelou a autarquia
Como complemento, o evento contará com um cartaz de animação que junta nomes da música portuguesa da atualidade, humoristas e música tradicional portuguesa.
O certame integra ainda a realização de mais uma edição da “80’s Wine and Pear Party”, que vai ter lugar no dia 11 nos Claustros do Palácio Gorjão, numa organização do Rotary Club do Bombarral.