Festival do Vinho e da Pêra Rocha este fim-de-semana no Bombarral

Data:

O Festival do Vinho e Feira Nacional da Pêra Rocha abre na sexta-feira, na Mata Municipal do Bombarral, com os dois setores mais importantes do concelho a preverem quebras entre os 20 e os 25% devido ao calor.

“A campanha [de produção de Pêra Rocha] estava a correr relativamente bem, mas a situação alterou-se com a vaga de calor do último fim de semana”, referiu o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera (ANP).

Domingos dos Santos explicou que a fileira “já previa uma queda de produção na ordem dos 10%, devido às baixas temperaturas na primavera”, mas a situação agravou-se com as altas temperaturas que assolaram o país no final da semana passada e que poderão provocar “quebras na ordem dos 25%”.

A quebra de produção “não põe em causa a exposição” no âmbito da 25.ª Feira Nacional da Pêra Rocha, que na sexta-feira arranca no Bombarral, mas “vai refletir-se em termos da disponibilidade de pera quer para o mercado nacional quer para exportação”, disse Domingos dos Santos.

A expetativa da associação era que o setor que produziu o ano passado 200 mil toneladas de pera atingisse até ao primeiro semestre de 2019 “os 100 mil euros de exportação”.

Porém, a quebra de produção deverá impedir as organizações de produtores de atingir essa meta ficando-se “pelos 80 milhões de euros de exportações”, concluiu o presidente da ANP.

A 25.ª Feira Nacional da Pêra Rocha decorrerá, entre os dias 10 e 15, em conjunto com o 35.º Festival do Vinho Português, concentrando na Mata Municipal do Bombarral empresa e entidades ligadas aqueles que são, segundo a Câmara, “os dois setores económicos mais importantes do concelho”.

No setor do vinho, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), são também esperadas quedas “entre 15% a 20%”, que poderão ascender “a centenas de milhares de euros, devido a quebras sobretudo em determinadas castas (como a Castelão) e vinhas mais novas”, referiu aquela entidade, em comunicado.

Para além dos produtores do Bombarral e da Região Oeste no Festival irão participar “entidades representativas das várias regiões vitivinícolas do país, que ao longo do evento irão dar a provar os seus melhores vinhos, bastando para tal adquirir o copo oficial do certame” revelou a autarquia

Como complemento, o evento contará com um cartaz de animação que junta nomes da música portuguesa da atualidade, humoristas e música tradicional portuguesa.

O certame integra ainda a realização de mais uma edição da “80’s Wine and Pear Party”, que vai ter lugar no dia 11 nos Claustros do Palácio Gorjão, numa organização do Rotary Club do Bombarral.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.