Luso-canadiana escalou ao cume mais alto da Europa

Data:

Uma luso-canadiana conseguiu com êxito escalar ao Monte Elbrus, na Rússia, conseguindo o terceiro dos sete cumes do mundo, um desafio que poucos já completaram.

“Nos outros cumes o frio não era tão intenso. Tentar subir quando o vento tinha uma intensidade de 50 quilómetros por hora e a neve a bater-nos na cara foi o principal desafio que senti durante cerca de 30 minutos”, referiu Ema Dantas, de 51 anos.

A luso-canadiana atingiu com êxito o cume mais alto da Europa, o Monte Elbrus, no dia 29 de julho, às 11:15 (hora local).

“Serviu acima de tudo para treinar, pelo menos julgo que foi uma amostra do que vai ser o próximo cume a subir, o Vinson Massif na Antártida”, acrescentou.

Financiada através do setor privado nas várias expedições, a empresária e tradutora espera angariar no final desta aventura 700 mil dólares canadianos (463 mil euros), que serão canalizados para uma nova unidade do Centro de Dependência e Saúde Mental (CAMH, sigla em inglês).

O novo centro de Saúde Mental será inaugurado em 2020, altura em que Ema Dantas espera também “concluir com sucesso a subida aos sete cumes do mundo”.

Filha de emigrantes de Miranda do Douro, distrito de Bragança, Ema Dantas foi para o Canadá com apenas cinco anos, sendo inspirada pela sua mãe, que morreu em 2013, aos 66 anos, afetada por problemas mentais.

De 26 de novembro a 07 de dezembro deste ano, Ema Dantas vai tentar subir ao Monte Vinson, o cume mais alto na Antártida (4.892m).

“Será um pouco mais difícil. É muito mais baixo que o Monte Elbrus, mas a principal dificuldade será a temperatura, pois estarão ente 30 a 60 graus negativos. Outro dos desafios será dormir, pois será sempre de dia”, explicou.

Além do Monte Elbrus, na Rússia, a luso-canadiana já tinha subido, em outubro de 2017, à Pirâmide Carstensz (Papua Nova Guiné, Indonésia), e em janeiro de 2018 ao Kilimanjaro (Tanzânia).

Ficam a faltar o Monte Evereste (Nepal), Aconcagua (Argentina), Denali (Alasca, Estados Unidos) e o Monte Kosciuszko (Austrália).

Em 2017 a luso-canadiana criou a Fundação Peak for Change (peaksforchangefoundation.org) uma instituição que pretende apoiar causas solidárias.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.