SICARZE | “Levar produtos de charcutaria de elevada qualidade aos consumidores nacionais e internacionais”

Data:

 

Falar da empresa SICARZE SA é falar de um empresa nascida e sediada em Ferreira do Zêzere que desde 1978, acrescenta sabor à vida, levando produtos alimentares de qualidade à mesa das famílias portuguesas. São décadas de conhecimento e competências adquiridos nas áreas do abate, transformação, preparação e distribuição de carnes.

O empenho tem sido reconhecido ao longo dos anos pelos seus clientes de Norte a Sul e mercados internacionais. Fundada por Carlos Ferreira, Manuel Ferreira, Fernando Ferreira, Francisco Ferreira e Jorge Fernandes e hoje fazendo parte do GRUPO GLOBALFER, que engloba várias empresas, (o maior empregador deste concelho) e com negócios de produção de rações, ovos e refeições, a Sicarze sabe que, o mais importante da sua atividade está na satisfação dos seus clientes e oferece-lhe produtos saborosos, apetecíveis, seguros, capazes de lhes proporcionar momentos intensos. Por isso, não poupam esforços no que diz respeito à qualidade.
A implementação do HACCP (Sistema de Segurança Alimentar) e a conquista e manutenção da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, primeiro pelos requisitos das Normas Internacionais ISO 9001:2000 e ISO 9001:2008, e em Abril de 2016 pelos requisitos da versão ISO 22000:2005, vieram proporcionar as condições fundamentais para a garantia e melhoria daquela satisfação.
Atualmente a implementar a norma IFS FOOD V6 (MOVE PME).


Em todo o país com a mesma responsabilidade, assim como nos mercados internacionais é o lema!
Asseguram uma eficaz distribuição dos seus produtos em todo o território nacional e na exportação, como fumeiro, charcutaria, uma vasta gama de produtos transformados e congelados. Célia Ferreira é a segunda geração familiar desta empresa, filha de um dos fundadores – Carlos Ferreira e nas suas funções de administração da SICARZE recebe a nossa equipa de reportagem para dar a conhecer melhor esta empresa do ramo alimentar

MP- Estamos perante uma empresa familiar de transformação e carnes, que comemora quatro décadas de constante crescimento e inovação
Célia Ferreira – A SICARZE é uma empresa familiar, que comemora quarenta anos de laboração, fundada pelo meu pai – Carlos Ferreira e pelos meus tios, Manuel, Francisco e Fernando e um primo Jorge Fernandes. Atualmente a SICARZE é propriedade de Carlos Ferreira e Manuel Ferreira e está englobada no Grupo Globalfer, grupo esse constituído pelas empresas Danesti, Uniovo, Rações Zêzere, Maxipet (comida cães e gatos), Agropefe (produção pecuária), ou seja, um conjunto de empresas que emprega cerca de 550 pessoas sediadas neste concelho e, um dos grandes grupos do distrito de Santarém.

MP- Falando na SICARZE – nome da empresa e marca – com que se apresenta ao consumidor com os seus produtos, podemos dizer que…
Célia Ferreira- Temos outras marcas das quais somos detentores como Bom Costume – uma marca vocacionada para queijos, um complemento da área da SICARZE, que está vocacionada para a charcutaria; queijos esses da região da Sertã.
Na SICARZE em termos da produção de carne de porco comercializamos toda a gama possível de charcutaria e as carnes frescas.
Em termos de produção de aves, produzimos fiambre de peru, fiambres de frango, mortadelas, salsichões e temos depois a gama a completar que são os queijos curados, daí o Bom Costume.
Para além disso temos os produtos de base Tofu, da nossa associada Danesti, que produz Tofu, Seitan e distribui outros produtos nessa linha. Temos distribuição a nível nacional e comercializamos alguma carne fresca que já faz parte da nossa história, embora o foco da SICARZE sejam os produtos transformados/charcutaria. Em termos de exportação, só comercializamos produtos transformados ou congelados. Apesar do nosso forte ser a carne de suíno, trabalhamos de igual modo com carne de vaca. Dispomos de uma frota própria dotada de condições apropriadas de refrigeração e acondicionamento. Respondemos com igual responsabilidade às exigências dos pequenos retalhistas bem como às das grandes superfícies comerciais.


Esta filosofia impeliu-nos a alargar horizontes e partir para a redescoberta de África (Angola) onde já contamos com várias representações comerciais. A aposta na internacionalização resulta assim do respeito que conquistamos no mercado e assenta na nossa capacidade de assegurar a mesma qualidade de procedimentos e resultados em toda a cadeia de produção: do abate à cadeia de distribuição. Com algumas condicionantes do mercado de Angola, a SICARZE, está a virar-se para a Europa e queremos alargar a nossa presença e quota de mercado, já que temos produtos inovadores e diferenciadores, quer para o “mercado dito da saudade” quer para os consumidores dos próprios países.
Estamos em Timor; Africa do Sul, Moçambique, Cabo Verde e Europa, representando a exportação 50% do nosso volume de vendas.
Esperamos este ano chegar aos 60%.
Em Angola a nossa empresa é SOIPA com sede no Cacuaco, onde está o meu irmão.
Com as condicionantes do mercado de Angola esta nossa empresa começou a diversificar e em vez de comercializar apenas produtos produzidos pela SICARZE, alugou um matadouro no Lubango onde abatemos novilhos, produzimos produtos de charcutaria, embalamos e vendemos. Neste momento já trabalhamos também com suínos.

MP- Falando nos mercados aqui mais próximos – o mercado europeu há uma vasto caminho a percorrer.
Qualidade e diversidade de produtos existe, não é verdade?
CF- Sem dúvida alguma, temos uma vasta comunidade portuguesa que são os nossos “principais embaixadores” e através da rede de distribuição e comercialização portuguesa conseguimos chegar aos consumidores naturais desses países. Estamos abertos a parcerias de quem queira comercializar o que se produz nestas terras do Zêzere. Estamos a trabalhar na Halal (produzido de acordo com as regras islâmicas) para facilitar a exportação de bens alimentares para os países do Médio Oriente. Marcamos presença nas feiras internacionais e no SISAB PORTUGAL como vem sendo habitual.

ANTÓNIO FREITAS

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.