O Santuário de Fátima alertou os peregrinos, por causa da onda de calor no país, e pediu “cuidados redobrados” na sua peregrinação à Cova da Iria, evitando andar no Recinto de Oração nas horas de maior calor.
Uma nota divulgada pelo serviço de comunicação do Santuário de Fátima salienta que adotou medidas reforçadas no complexo religioso, nomeadamente a abertura do posto de socorros e o desimpedimento de fontes de abastecimento de água. Também recomendou aos visitantes que se protejam do sol.
“Face à onda de calor excessivo e aos vários avisos existentes sobre o perigo da exposição prolongada ao Sol, sobretudo dos chamados grupos de risco- crianças, idosos e doentes crónicos-, o Santuário pediu um reforço da atenção dos vigilantes e voluntários, sobretudo nas horas em que há celebrações na Capelinha e no Recinto de Oração”, assinala a instituição no comunicado enviado à imprensa.
O objetivo é que todos tenham acesso às fontes de água, em frente à Capelinha, bem como outros lugares de abastecimento em todo o espaço do Santuário.
O Posto de Socorros também estará a funcionar durante a tarde de hoje e durante todo o dia de domingo.
Embora se mantenha o programa oficial do Santuário, nomeadamente a celebração dominical, que devido ao elevado número de peregrinos não pode ser deslocada para outro espaço, o Santuário “aconselha os peregrinos a procurar zonas de sombra e a tomar as medidas de proteção sugeridas pelas autoridades de saúde”.
A Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto assinala a quarta Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a Peregrinação do Migrante e do Refugiado marca o arranque da Semana Nacional das Migrações, que congrega, na Cova da Iria, migrantes de várias partes do mundo.
A saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, às 18h30 do dia 12 de agosto, marcará o início da Peregrinação. Às 21h30, no mesmo espaço, haverá a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas, às 22h15. Segue-se a Missa da Vigília, às 22h30, no Recinto de Oração.
O dia 13 começa com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, às 9h00. Às 10h00, realiza-se a Missa da Peregrinação Internacional Aniversária, que terá transmissão televisiva, em direto, na RTP1, na Ângelus TV e na TV Canção Nova, para além de poder ser seguido online na página do Santuário de Fátima em www.fatima.pt.
A Missa da Peregrinação Internacional Aniversária terá a tradicional oferta do trigo, pelos peregrinos, no momento da apresentação dos dons. Este gesto característico realiza-se desde 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima. Desde então, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade, ano após ano, a este ofertório, que se realizará pela 78.ª vez.
Inscritos nos serviços do Santuário de Fátima estão, até ao momento, cerca de 1.200 peregrinos, organizados em 16 grupos, provenientes de Portugal, Espanha, Itália, França, Polónia, Alemanha, Irlanda, Bélgica, Áustria, Iraque e Guiné-Conacri.
A 46.ª Semana de Migrações tem como tema: “Cada forasteiro é ocasião de encontro, Migrantes e Refugiados no caminho para Cristo” e decorre entre 12 e 19 de agosto.
O ‘Mundo Português’ também tem acompanhado os fiéis nesta que é a tradicional peregrinação dos nossos leitores: