‘Figueira Com Vida’ de 10 a 15 de agosto

Data:

De 10 a 15 de agosto, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai realizar mais uma edição da Figueira Com Vida.

No cartaz deste ano, diversos nomes sonantes do panorama musical português, prometem animar o verão com grandes espetáculos.

Artesanato, tasquinhas e exposição de produtos regionais, são outras das atrações prometidas.

Sobre Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo é uma vila sede de concelho do distrito da Guarda, Região Centro e sub-região da Beira Interior Norte. Numa visita a este município convida-se a usufruir de belas paisagens de rara beleza onde os rios, o relevo e a natureza se aliam proporcionando momentos inesquecíveis.
No miradouro, perto da aldeia ribeirinha de Barca d’Alva vai poder contemplar o rio Douro e o Águeda, Portugal e Espanha. Além disso, consegue avistar as escarpas repletas de olivais, vinhas e amendoeiras em flor. Mas se pensa que é só, preparámos mais algumas sugestões para que possa disfrutar deste belo município português.

A visitar:

Aldeia de CASTELO RODRIGO

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho. Em vários momentos da história nacional, os seus habitantes destacaram-se pela sua coragem e lealdade à coroa. As cores quentes do casario, num tom amarelado, criam um ambiente que convida a descobrir cada rua e o Castelo guarda histórias que vale a pena saber.

Convento Santa Maria de Aguiar

Construído numa altura em que eram frequentes as lutas na região entre cristãos e mouros e, posteriormente, entre leoneses e portugueses, o mosteiro e as dependências anexas eram edificados de maneira a formarem um recinto fechado, não permitindo a entrada a pessoas estranhas. A frontaria do Convento de Aguiar apresenta as características do romântico primitivo. A Igreja do Convento é um exemplo da primitiva arquitetura cisterciense. O Convento foi declarado Monumento Nacional em 1932. É hoje provavelmente a mais pura e bem conservada das igrejas da Ordem de Cister existentes em Portugal e uma das mais exemplares de toda a Europa, integralmente restituída à sua traça primitiva, onde hoje se descortina apenas, como elemento espúrio, um magnífico retábulo do séc. XVI, verdadeira obra prima do barroco português.

Cultura e Museus

Na freguesia de Escalhão, existe o museu de Artes e Ofícios Francisco Távora. Este museu alberga uma coleção de objetos que pretendem demonstrar aspetos do quotidiano do viver rural das gentes da Beira Alta. Os objetos apresentados estão ligados com o trabalho rural, com os ofícios tradicionais, à vida doméstica, à religião e ao lazer.
Merecedor de uma visita é também o Centro Interpretativo e Museológico de Algodres que, em pleno coração do Vale do Coa, pretende dar a conhecer a história, o património, os costumes e as tradições da aldeia de Algodres com a exposição “Grãos da Terra” que contém uma mostra de objetos antigos relacionados com as tarefas agrícolas, em homenagem às gentes de Algodres.
Neste Museu podemos ver ainda um conjunto de fotografias que demonstram o ciclo do cereal, desde a lavra da terra, passando pela sementeira, pela ceifa e transporte para a eira.

Serra da Marofa

A serra da Marofa é a cúpula daquilo a que se poderá apelidar de uma cordilheira, de qualquer ponto escolhido na sua extensão se desfrutam belíssimas e vastas paisagens atingindo o seu auge, por ser o mais alto, no pico da Marofa. Do cume, a 975 metros ter-se-á uma vista de 360º. Para leste, a Barragem de Santa Maria de Aguiar, já perto da raia. Para nordeste, a aldeia de Castelo Rodrigo com os restos da fortificação a rodear o cabeço, situando-se a sede do concelho a 3 km. Para norte adivinha-se o profundo vale do Douro (na região de Barca d´Alva) e para oeste distingue-se a formação geológica da Garganta do Colmeal. É de referenciar a Capela de Nossa Senhora de Fátima da Marofa e a Via Sacra, estendida na encosta norte e nas vertentes sul-poente um conjunto de capelinhas evocativas dos Mistérios do Rosário que, dada a sua rusticidade, bem se enquadram no meio ambiental em que se encontram implantadas.
No miradouro pode contemplar uma belíssima estátua, em granito, do Cristo Rei, de braços abertos acolhendo neles todo o concelho e uma cripta onde, nas suas paredes, se encontram embutidas as imagens dos padroeiros das freguesias do Arciprestado. Alguém disse que à beleza campestre se alia a presença de Cristo Rei que, do cimo do seu magnífico pedestal rochoso, de braços abertos, lança a mão sobre a imensidade da planura e que este monumento, erguido em 1956, justifica, só por si, a visita à Serra da Marofa.

Amendoeiras Floridas

De Barca d’Alva já se avistam terras espanholas. Aqui termina o Douro navegável em Portugal. Esta localidade ergue-se na margem esquerda do rio Douro, que com a construção do cais fluvial e a ligação ferroviária a Espanha trouxe uma nova vida e um novo dinamismo a Barca d’Alva. A aldeia está inserida no Parque Natural do Douro Internacional, e tem nas amendoeiras em flor um dos seus espectáculos naturais mais belos do país. É também famosa pelas laranjeiras e oliveiras, e por ter sido, durante anos, refúgio inspirador para Guerra Junqueiro, poeta e escritor português.
Barca d’Alva é o reflexo da beleza natural das suas paisagens e é um recanto silencioso que se oferece a quem a visita. Já data de 3 de Março de 1941 a primeira excursão às amendoeiras floridas de Barca de Alva.

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

No século XII, os monges de Cister habitaram o Convento de Stª. Maria de Aguiar e iniciaram a cultura da vinha e a produção do vinho na região. A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, fundada em 1956, assume-se como herdeira dessa cultura e saber ancestral como comprovam os vinhos de incontestável qualidade e o considerável número de prémios obtidos, a nível nacional e internacional pela Adega.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.