• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 25 Março, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

25 Março, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Entrevistas SISAB

ENTREVISTA | Fumeiros da Guarda | O grande objetivo para o futuro é claramente a exportação

7 Agosto, 2018 Empresas & Mercados, Entrevistas SISAB
Facebook Twitter E-mail
ENTREVISTA | Fumeiros da Guarda | O grande objetivo para o futuro é claramente a exportação

A empresa FUMEIROS DA GUARDA, iniciou a tradição da salsicharia em 1978 numa pequena unidade onde preparava os  seus produtos utilizando todos os ingredientes já usados pelos seus antepassados e com métodos artesanais característicos da região da Guarda, tão rica em fumeiros.
Depressa se sentiu a necessidade de alargar a gama de produtos, mas com a preocupação de manter sempre a tradição e qualidade tão típicas da região.

No ano de 1981 a empresa foi transferida para novas instalações. Mais espaçosas e melhor equipadas que têm vindo a ser remodeladas obedecendo à legislação em vigor. Continua a cumprir a tradição da região da beira interior fazendo com que os seus produtos sejam apreciados de norte a sul do país e também além fronteiras.
A missão é produzir e desenvolver produtos alimentares com toda a qualidade de modo a garantir a satisfação de todos os consumidores. Querem para isso ser uma empresa de referência, admirada, pela capacidade de saber fazer com inovação no setor da salsicharia. Os FUMEIROS DA GUARDA são produzidos segundo as mais exigentes condições de higiene e segurança alimentar, garantindo ao cliente e consumidor final um produto seguro e de qualidade superior.

ENTREVISTA COM MIGUEL ESPÍRITO SANTO – Diretor Geral

O projeto desta empresa nasceu em 1978 pelas mãos do meu pai que iniciou o seu desenvolvimento começando pela produção dos enchidos tradicionais e mais tarde entrando também no setor do abate. No início de 2000 optou-se de novo por ficar apenas com o setor da produção de enchidos, e foi esta concentração que permitiu que nos viéssemos a tornar especialistas nesta área.

 

E só trabalham a gama de porco?
Temos a gama de porco convencional e agora temos outras variantes como o caso das aves, em que de certa forma fomos pioneiros, porque quando entramos neste setor começamos a fazê-lo com 100 por cento de carne de aves, enquanto que a nossa concorrência fazia sempre uma mistura com gorduras de porco…
E isso por uma questão de saúde, acompanhamento das tendências do mercado ou a piscar o olho a alguns mercados específicos?
Devo dizer que por ambas as situações. Em primeiro lugar porque vimos que era uma clara tendência de mercado, da alimentação saudável, da redução do teor de sal e gorduras, mas também para tentar entrar nalguns mercado estrangeiros que não consomem carne de porco.

E como está neste momento a exportação para a “Fumeiros da Guarda”?
A exportação para a empresa foi um projeto que teve inicio apenas em 2012, quando se decidiu fazer uma aposta mais forte na internacionalização e desde então temos estado sempre em franco crescimento com a ajuda do SISAB PORTUGAL que nos permitiu chegar já aos dez por cento da faturação e com tendência para crescimento. Este ano de 2018 está a revelar-se um bom ano de crescimento e o mesmo esperamos que aconteça em 2019.

E de que maneira tem sido importante o SISAB PORTUGAL?
Todos os anos, alguns dos contatos iniciados na feira, têm-se revelado geradores de negócios e portanto muito bons tanto em clientes como em faturação.

Para que mercados já estão a exportar?
Para praticamente todos os países da europa, Benelux, França, Suíca, Alemanha, Inglaterra. E fora da Europa para Angola e Moçambique…

E mercados em vista para o futuro?
Temos tentado os mercado do norte de África com as gamas de aves mas não tem sido fácil por causa dos processos de certificação que quase nos exigem uma unidade de produção exclusiva para conseguir a certificação. Mas por enquanto o grande volume da nossa faturação assenta na gama de porco. É uma questão que continua a ser tratada,
mas que está um pouco em “stand by”de momento. Por outro lado cada vez mais o Oriente é um mercado apetecível, mas que tem os seus embargos nomeadamente às carnes de porco processadas, e o mesmo se passa nalguns países das Américas, mas acredito que novos ventos virão. São decisões políticas que esperamos venham a ser ultrapassadas, para podermos começar a fornecer esses mercados, estamos preparados para isso…

 

O mercado nacional continua, portanto, a ser o vosso mercado preferencial…
A maior fatia do n

 

osso mercado, cerca de 90% está de fato no mercado nacional com grande enfoque na grande distribuição moderna e mercados grossistas.

O que torna diferentes os produtos da Fumeiros da Guarda?
São produtos diferenciados pela qualidade da fumagem, nós na “Fumeiros da Guarda” fumamos os produtos em lenha de azinho o que lhes confere algumas características especiais. Os enchidos são de paladar intenso e têm um sabor especial e distinto. São produtos muito bem apaladados, aliados a uma boa cura na fumagem.

Quem decide o tempero e os sabores que vão para o mercado?
Há uma receita própria e que tem que ser rigorosamente cumprida, mas Isso ainda vem do “saber” do meu pai que está ainda na empresa, e essa área está debaixo da sua supervisão.
Os métodos de fabrico são semelhantes aos velhos métodos tradicionais. A fumagem por exemplo, é tão tradicional como era há muitos anos nas cozinhas particulares.

Este setor que tem sido tão atacado pela “alimentação saudável”, pelo teor de gorduras e de sal, tem obrigado a algumas alterações na vossa produção?
Em primeiro deixe-me dizer que isto é como o álcool, tem de ser consumido com “moderação”, mas de qualquer das formas temos muito presentes essa necessidade do consumo e já temos reduzido bastante o sal nos enchidos até ao limite possível.

 

 

E projetos para o futuro?
Estamos a trabalhar no lançamento de uma nova gama de enchidos, que possivelmente irá ocorrer no próximo SISAB PORTUGAL, muito na linha do que fazemos todos os anos apresentando sempre um produto original. Neste momento ainda não posso adiantar mais porque ainda está no “segredo dos Deuses” até ao SISAB.

Para além de todos os enchidos que produzem, têm nos presuntos um produto especial?
Temos de há um ano para cá desde que fizemos a apresentação na última edição do SISAB PORTUGAL. É uma gama de presuntos raça “Duroc”. Trata-se de uma raça muito especial mas que era desconhecida em Portugal e na qual nós apostamos por ser uma raça diferenciadora.

  • Tags
  • agroalimentar
  • economia
  • empresas
  • fumeiro
  • Guarda
  • marcas
  • mercados
  • Portugal
  • salsicharia
  • SISAB
Notícias Recomendadas
Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal
Agro-Alimentar SISAB

Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal

24 Maio, 2022
Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021
Turismo

Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021

31 Janeiro, 2022
Inteligência artificial e plataformas online podem melhorar igualdade de género
Tecnologia

Inteligência artificial e plataformas online podem melhorar igualdade de género

31 Janeiro, 2022
Portugal entre os 13 Estados-membros com salários mínimos abaixo de 1.000 euros
Economia

Portugal entre os 13 Estados-membros com salários mínimos abaixo de 1.000 euros

30 Janeiro, 2022
Exportações e importações de bens sobem 12,7% e 26,5% no 4.º trimestre
Economia

Exportações e importações de bens sobem 12,7% e 26,5% no 4.º trimestre

28 Janeiro, 2022
Falso funcionário bancário acusado de acesso ilegítimo, burla e falsidade informática
Atualidade

Falso funcionário bancário acusado de acesso ilegítimo, burla e falsidade informática

28 Janeiro, 2022
Delta é a marca mais relevante e com melhor reputação para os portugueses
Agro-Alimentar SISAB

Delta é a marca mais relevante e com melhor reputação para os portugueses

25 Janeiro, 2022
Carlos Moedas faz balanço “sobretudo positivo” dos primeiros 100 dias a governar Lisboa
Pelo país

Carlos Moedas faz balanço “sobretudo positivo” dos primeiros 100 dias a governar Lisboa

24 Janeiro, 2022
NATO reforça meios de combate na região face à ameaça russa
Internacional

NATO reforça meios de combate na região face à ameaça russa

24 Janeiro, 2022
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 231
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202214
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202221
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202230
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202221
Faça já a sua encomenda
  • Fátima e o Mundo - Volume 1 - A História (DVD-Vídeo) Fátima e o Mundo - Volume 1 - A História (DVD-Vídeo) €15.00 €12.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições