Começa amanhã a edição de 2018 do Festival do Bacalhau de Ílhavo. São cinco dias de festa que vão animar o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, preparou um vasto e programa de atividades, que têm início amanhã, após a cerimónia de abertura, marcada para as 17h30, junto ao Navio-Museu Santo André.
“Além de ser o local de excelência para se comer bacalhau durante estes cinco dias, o Festival do Bacalhau proporciona, também, cinco dias bem passados em família ou entre amigos”, convida a autarquia de Ílhavo.
Logo pela manhã começam as aulas de fitness e de relaxamento, bem como atividades náuticas, como canoagem, stand up paddle, wakeboard, entre outras.
Durante todo o dia, a animação não para no Cais Ria, com diversas oficinas, ateliês de papagaios, os Jogos do Hélder, circo contemporâneo e artes de rua.
“O Festival do Bacalhau é também uma ótima oportunidade para (re)visitar o Navio-Museu Santo André, uma vez que durante o evento os bilhetes têm um preço especial (um euro) e há visitas guiadas em várias línguas”, destaca ainda uma nota da autarquia de Ílhavo enviada ao ‘Mundo Português’.
No Pavilhão Terra e Mar haverá inúmeros showcookings, degustações, uma mostra de artesanato e também é lá que se pode adquirir bacalhau e todos os seus derivados.
Outros momentos altos do festival são a Corrida Mais Louca da Ria, na tarde de sábado, a 5ª edição da Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo, sábado à noite e a Volta ao Cais em Pasteleira, no domingo à tarde.
As noites serão animadas pelos concertos de grandes nomes da música portuguesa: The Black Mamba, HMB, Quinta do Bill, Banda dos BV de Ílhavo, Bonga e um Tributo a Carlos Paião.