Oceanário de Lisboa inaugura exposição feita a partir de lixo marinho

Data:

O Oceanário de Lisboa inaugurou a exposição ‘Keep the oceans clean’ (Mantenha os oceanos limpos), feita a partir de lixo marinho em praias e retirado do mar.

São nove instalações artísticas que se distribuem pelo Oceanário de Lisboa e foram criadas a partir de lixo marinho.
A exposição é da autoria de João Parrinha e Xandi Kreuzeder, criadores do projeto ‘Skeleton Sea – Arte do Mar’, e está patente no átrio principal do Oceanário.
Ali, os visitantes poderão contemplar um impressionante peixe feito com chinelos de plástico que vieram parar a uma praia na África do Sul, um enorme polvo construído a partir de lixo encontrado nas praias ou, até, um incrível albatroz construído no Quénia, com lixo marinho, ferro e arame, e que pretende alertar para os perigos a que estão sujeitas as aves marinhas devido à poluição por plástico no oceano.
A poluição marinha tem um enorme impacto nas espécies e ecossistemas marinhos, com a acumulação e deterioração de plástico e outros resíduos no oceano.
“Este facto mobilizou os artistas do ‘Skeleton Sea’ a criar a exposição ‘Keep the oceans clean’, com o objetivo de elevar a consciência e o conhecimento sobre o problema crescente da poluição no oceano e, assim, inspirar o público, através da arte, a proteger os ecossistemas marinhos”, destaca uma nota divulgada pelo Oceanário de Lisboa.
O ‘Skeleton Sea – Arte do Mar’ foi criado em 2005 por João Parrinha, Portugal, Luis de Dios, Espanha, e Xandi Kreuzeder, e nasceu da vontade de três surfistas que, através da sua expressão artística, apostam na sensibilização da população para a necessidade de se envolverem na preservação do oceano.
O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência mundial, reconhecido em 2017 como o ‘Melhor aquário do mundo’ pelo prémio Travellers Choice do TripAdvisor.
Recebe mais de um milhão de visitantes por ano e partilha com a Fundação Oceano Azul a missão de promover o conhecimento do oceano, sensibilizando para sua conservação através da alteração de comportamentos.
O Oceanário de Lisboa desenvolve ainda atividades educativas, colabora em projetos de investigação científica e de conservação da biodiversidade marinha que promovem o desenvolvimento sustentável do oceano.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.