O incêndio na serra de Monchique, distrito de Faro, que lavra há 48 horas, continua a ativo em duas frentes, sendo o que causa mais preocupações, tendo já chegado ao concelho de Odemira, no Alentejo.
O diário online ‘Região Sul’ noticia que durante a noite a situação piorou, principalmente devido a fortes ventos, baixa humidade e altas temperaturas, que rondaram os 40 graus.
Na manhã de hoje, o incêndios na serra de Monchique estava a ser combatido por mais de 700 bombeiros e 193 veículos, mantendo-se as duas frentes de fogo ativas, como disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
“Neste momento temos duas frentes de fogo ativas”, disse à Lusa a mesma fonte, acrescentando que o incêndio na localidade da Perna da Negra está a ser combatido por 720 operacionais e 193 veículos.
O CDOS de Faro afirmou ainda que o “vento constante” não ajudou os operacionais no terreno e que durante a manhã de hoje “vai fazer-se o reconhecimento do terreno, com a luz do dia para ver a área no seu todo”.
A GNR informou à Lusa que que a estrada nacional 266 continua fechada.
“A estrada nacional 266 continua fechada, desde o quilómetro zero até ao 22”, disse à Lusa fonte da GNR.
Por outro lado, a estrada municipal 501, que se encontrava interditada devido ao incêndio que lavra desde sexta-feira na serra de Monchique, foi hoje reaberta por volta das 04:30.
Neste momento, em todo o Portugal continental, estão a ser combatidos 23 incêndios, dos quais quatro em curso, outros quatro em resolução e 15 em conclusão, informa a Autoridade Nacional da Proteção Civil no seu site na internet.
Em Monchique, o fogo já obrigou à retirada de 100 pessoas e está a ser combatido por 791 bombeiros, 208 meios terrestres e 12 meios aéreos.
Incêndio na serra de Monchique continua ativo
Data: