Castelo de Paiva abre hoje um percurso pedestre junto ao Douro

Data:

O município de Castelo de Paiva inaugura este sábado um percurso pedestre com passadiços em madeira de quase três quilómetros, junto ao Rio Douro.

O percurso ainda não está concluído, mas, para já, a autarquia de Castelo de Paiva quer, neste inicio de agosto, disponibilizar um pequeno troço onde está incluído o passadiço de madeira já concluído, para ser usufruído neste período de Verão, reservando a abertura total do percurso, até ao centro de Sardoura, para mais tarde, informa numa nota de imprensa.
o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, destacou o obetivo de que as pessoas possam aproveitar para conhecer e utilizar o percurso que já esta disponível para fazer caminhadas junto ao Douro, valorizando esta plataforma de madeira ao longo da margem esquerda do Douro que dá início ao percurso pedonal, que quando estiver concluído na totalidade, vai apresentar uma extensão de cerca de dez quilómetros.
O autarca paivense disse acreditar que, o impacto mediático que este projecto turístico está a conquistar, fará com que, muitos turistas que sobem o rio de barco em direcção ao Alto Douro Vinhateiro possam apreciar este produto turístico e queiram parar em Castelo de Paiva.
percurso pedestre em Castelo de PaivaAs caminhadas das primeiras centenas de metros serão sobre um passadiço em madeira que contorna as formas do rio, por entre a vegetação da margem esquerda, com muros em xisto, “e na qual também não faltam as sombras proporcionadas por alguns sobreiros propositadamente mantidos no percurso”, informa a autarquia.
O percurso vai ser contemplado com três miradouros panorâmicos, também em madeira, projectados sobre o espelho e água, que são inspirados na história e tradições do Rio Douro, com vistas para a Serra da Boneca, para os maciços rochosos de Midões e para a margem direita do rio, sem esquecer a possibilidade de conhecer as aldeias tradicionais de Midões e Gondarém, com as suas casas em xisto, características deste território, uma oportunidade para contactar com os costumes e tradições das povoações ribeirinhas de outrora.
Para o presidente Gonçalo Rocha, a importância deste projecto, complementado com outros previstos para o concelho, poderá significar, “de uma vez por todas”, a afirmação de Castelo de Paiva como ponto de elevado interesse turístico no contexto da Região Norte, e servirá para projectar ainda mais concelho, com evidente valorização das marcas e tradições de uma terra com enorme potencial aos mais diversos níveis.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.