Festival de Documentário do Kosovo mostra “ficções do real no cinema português”

Data:

O Festival Internacional de Documentário e Curtas-Metragens DokuFest, que se realiza entre hoje e 11 de agosto, na cidade de Prizren, no Kosovo, vai receber um ciclo dedicado às “ficções do real no cinema português”.

No programa especial do festival, vão ser exibidos “China, China”, de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, “Inventário de Natal”, de Miguel Gomes, “Verdes Anos”, de Paulo Rocha, “A Árvore”, de André Gil Mata, “Trás-os-Montes”, de Margarida Cordeiro e António Reis, e “Voodoo”, de Sandro Aguilar.

Na secção de curtas-metragens internacionais, vai estar “Farpões, Baldios”, de Marta Mateus, enquanto “Humores Artificiais”, de Gabriel Abrantes, é exibido na secção “Short Matters”.

Nos documentários internacionais é apresentado “Extinção”, de Salomé Lamas, enquanto a coprodução entre Roménia, Estados Unidos e Portugal “John 746”, de Ana Vijdea, é mostrada na categoria de documentários dos Balcãs.

O festival vai ainda ter um jurado português, contando com Sérgio Gomes, do Porto/Post/Doc (que este ano se vai debruçar sobre as “ficções do real”), no júri dos documentários internacionais.

Segundo a página do evento, o DokuFest é “o maior festival de cinema do Kosovo”, que todos os anos apresenta nos cinemas e em salas de exibição improvisadas espalhadas pelo centro histórico de Prizren uma seleção de mais de 200 filmes de todo o mundo.

O festival conta ainda com exposições, debates, ‘masterclasses’ e concertos.

(LUSA)

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.