Segundo a Rádio Contestável, a falta de limpeza colocava em risco a circulação automóvel. A limpeza é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP)…
A União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais limpou, no passado dia 28 de julho, a rotunda da variante que dá acesso ao IC8. Este espaço, na ex-freguesia do Nesperal, tinha erva de mais de metro e meio que estava a retirar visibilidade ao trânsito que ali circulava.
Até aqui tudo parece normal, no entanto o ato deixa de ser normal quando falamos de uma estrada (N238) da responsabilidade da IP (Estado).
Filomena Bernardo, presidente da referida união de freguesias, depois de ter alertado a empresa e solicitado que esta realizasse os respetivos trabalhos de limpeza, e de não ter obtido resposta, resolveu colocar mãos à obra, conforme descreveu à Rádio Condestável (RC).
“Alertei pessoalmente a engenheira Rosa Saraiva da IP na inauguração do Festival de Gastronomia do Maranho na Sertã, enviei-lhe um mail, dia 20 de julho a dizer que, além do mau aspeto que existia, transmitia a ideia de uma freguesia suja e, principalmente era perigoso pois já não se viam os carros que contornavam a rotunda e já ninguém dava prioridade a ninguém”, descreveu a autarca. Nesse mail, Filomena Bernardo pedia “com urgência, a limpeza, não só das rotundas mas também das bermas da EN238 desde o Casal da Madalena até ao Alto Ventoso, que estão uma vergonha”, constatou.
A limpeza foi feita apenas, e por enquanto na referida rotunda. Filomena Bernardo está ciente do ato que realizou e das consequências que daí podem advir pois “até corremos o risco de sermos multados”, mas “decidimos, para bem dos nossos fregueses e para termos uma entrada de uma vila mais digna, fazer a limpeza”.
A autarca sabe que se está a substituir ao Estado mas não compreende como é que o Estado, que deveria dar o exemplo nestas questões, não o dá. “Que autoridade temos nós para pedir aos particulares para limparem os caminhos e os terrenos, quando o próprio Estado tem as bermas nesta vergonha”, sustentou.
A união de freguesias enviou o mail no dia 20 de julho, sendo que oito dias depois, não obtendo qualquer resposta, resolveu realizar o serviço de limpeza da rotunda.
Entretanto, esta tarde, 1 de agosto, a IP, na sequência do mail enviado no referido dia 20, informou a UFCBNP que “a estrada em causa está inserida num concelho prioritário relativamente à realização de faixas de gestão de combustível. Os trabalhos de corte de vegetação entre os 3 e os 10 metros, na EN238 entre a Ponte do Vale da Ursa e o IC8, passando por Cernache do Bonjardim, foram efetuados no passado mês de maio”. No mesmo mail, a IP acrescenta que “a ceifa destes troços está prevista ser realizada em setembro”.
De referir que as outras duas rotundas da variante de acesso ao IC8, estas já na freguesia do Cabeçudo, e igualmente da responsabilidade da IP têm erva de mais de metro e meio. Conforme a RC constatou no local, as ervas demasiado altas retiram praticamente toda a visibilidade aos automobilistas que ali circulam, impedindo-os de ver quem entra na rotunda e as placas sinalizadores de direção para as localidades seguintes.