Faleceu Rita Gomes que dedicou toda a sua vida às causas da emigração

Data:

Rita Gomes dedicou grande parte da sua vida às causas da emigração, tendo sido presidente do Instituto de Apoio à Emigração quando Manuel Aguiar era secretária de Estado das Comunidades. Para além disso esteve na criação da Associação Mulher Migrante, cujos princípios orientadores assentam no estudo, na cooperação e na solidariedade, e que realizou diversos Encontros Mundial de Mulheres Migrantes.
Os órgão sociais da Associação “Mulher Migrante”, eram agora presididos por Manuela Aguiar e Rita Gomes.

Registe-se que quando a Associação Mulher Migrante debateu 40 anos de migrações em liberdade em 2014, no ano em que se celebravam 40 anos da Revolução de 25 de Abril, a «Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade», debateu numa mesa redonda realizada no Palácio das Necessidades, as «Quatro Décadas de Migrações em Liberdade».
Na data em declarações ao Mundo Português- Rita Gomes, presidente da associação registava que para a mulher, muita coisa mudou com a Revolução de Abril. “Durante anos, ela nem sequer podia sair do país sem a autorização do marido”, algo conquistado apenas em 1969. “Há uma série de direitos conquistados a partir de 1974, como exercer a profissão de juíza”, recordou.


Rita Gomes afirma que depois do 25 de Abril, o papel da mulher “alterou-se muito”. “As mulheres passaram a poder sair do país sem ser no âmbito do reagrupamento familiar, passaram a poder ir sozinhas à procura de melhores condições de vida para si a para os filhos, que muitas tiveram que deixar em Portugal”, lembrou.
“Outra mudança, refere ainda, operou-se no meio comunitário português onde se inseriram, quando muitas mulheres passaram a ocupar cargos dirigentes em associações e abrirem negócios próprios”, acrescentou

Uma personalidade que dedicou toda a sua vida, em prol daqueles que emigram e que se encontram nos quatro cantos do mundo.

Segundo os familiares o corpo vai estar em Câmara ardente na Igreja S. João de Deus ( Praça de Londres), a partir das 17h30, de amanhã, dia 20 de julho.

O funeral realiza-se no dia 21, com missa às 13h45, para o cemitério dos Olivais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.