Airbus A380 – O maior avião comercial do mundo

Data:

Esta semana muito se falou sobre o Airbus A-380 porque aterrou pela primeira vez em Portugal, no aeroporto de Beja, Para que o fique a conhecer um pouco melhor contamos aqui a sua história.

Inicialmente apelidado de A-3XX, é o maior membro da família Airbus – e maior avião comercial do mundo. O projeto foi lançado oficialmente em Dezembro do ano  2000 e até início de setembro de 2007 já possuía 165 encomendas firmes das suas várias versões. O primeiro A-380 foi entregue para a “Singapore Airlines” (que agora o vendeu à portuguesa Hi-Fly),  no dia 25 de outubro de 2007, em Toulouse, França. Logo nesse dia fez um voo direto, sem escalas, até o Aeroporto Internacional Changi, em Singapura. A aeronave iniciou a  sua operação na rota Singapura-Sydney (Austrália). As passagens do primeiro voo foram totalmente vendidas pela internet e o valor arrecadado doado a uma entidade beneficente.

O A-380 tem espaço para 555 lugares em duas ou três classes e até 870 lugares em classe única e capacidade para vôos non-stops (sem escalas) de até 15.200 Km «. A versão cargueira (A380F) tem capacidade para 150 toneladas e autonomia para 10.400 Km de vôos sem escalas (maior capacidade entre todas aeronaves comerciais produzidas).

break even (ponto de equilíbrio financeiro) do A380 é de 58% da ocupação total da aeronave, ou seja 323 passageiros em média, o que no tipo de voo a que ele se propõe, é facilmente alcançável. Isto é, em média, de 15 a 20% menor que o exigido para o Boeing 747/400, seu maior concorrente e atualmente a maior aeronave comercial em uso fabricada pela Boeing.

A aeronave tem dois pisos em toda a sua extensão e seu principal mercado é o asiático – com grande densidade de rotas (China, Japão, Singapura, Hong Kong) e países do Oriente Médio. O crescimento populacional e também do rendimento per capita dos países asiáticos aumentarão ainda mais a necessidade de super jatos no século XXI.

Especialistas da indústria de aviação chegaram a duvidar da viabilidade do projeto, que lança um desafio de adaptação aos aeroportos – só 12 cidades em todo o mundo podem, atualmente, receber o avião gigante. No entanto, empresa iniciou o serviço regular de ligação entre Singapura e Sydney. Até o final de 2009 a Airbus já havia vendido 202 unidades do A380, para 17 clientes, e entregues 20. Alguns deles são Air France, Lufthansa, Singapore Airlines e Emirates que já conta com mais de 100 unidades a operar.

Especificações técnicas

Comprimento – 72,7 metros
Envergadura – 79,8 metros
Altura – 24,1 metros
Assentos em três classes – Até 525 (versão standard)
Assentos em classe única – Até 870
Versão cargueira – 150 toneladas
Autonomia – 15.200 Km (Versão passageiros)
Autonomia – 10.400 Km (Versão carga)
Peso máximo de decolagem – 560 toneladas
Turbinas – 04 (quatro) com 70.000 libras de empuxo cada
Capacidade de combustível – 320.000 Litros
Velocidade máxima – 1.076 km/hora
Pista necessária para decolagem – 3.350 metros.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.