Esta semana muito se falou sobre o Airbus A-380 porque aterrou pela primeira vez em Portugal, no aeroporto de Beja, Para que o fique a conhecer um pouco melhor contamos aqui a sua história.
Inicialmente apelidado de A-3XX, é o maior membro da família Airbus – e maior avião comercial do mundo. O projeto foi lançado oficialmente em Dezembro do ano 2000 e até início de setembro de 2007 já possuía 165 encomendas firmes das suas várias versões. O primeiro A-380 foi entregue para a “Singapore Airlines” (que agora o vendeu à portuguesa Hi-Fly), no dia 25 de outubro de 2007, em Toulouse, França. Logo nesse dia fez um voo direto, sem escalas, até o Aeroporto Internacional Changi, em Singapura. A aeronave iniciou a sua operação na rota Singapura-Sydney (Austrália). As passagens do primeiro voo foram totalmente vendidas pela internet e o valor arrecadado doado a uma entidade beneficente.
O A-380 tem espaço para 555 lugares em duas ou três classes e até 870 lugares em classe única e capacidade para vôos non-stops (sem escalas) de até 15.200 Km «. A versão cargueira (A380F) tem capacidade para 150 toneladas e autonomia para 10.400 Km de vôos sem escalas (maior capacidade entre todas aeronaves comerciais produzidas).
O break even (ponto de equilíbrio financeiro) do A380 é de 58% da ocupação total da aeronave, ou seja 323 passageiros em média, o que no tipo de voo a que ele se propõe, é facilmente alcançável. Isto é, em média, de 15 a 20% menor que o exigido para o Boeing 747/400, seu maior concorrente e atualmente a maior aeronave comercial em uso fabricada pela Boeing.
A aeronave tem dois pisos em toda a sua extensão e seu principal mercado é o asiático – com grande densidade de rotas (China, Japão, Singapura, Hong Kong) e países do Oriente Médio. O crescimento populacional e também do rendimento per capita dos países asiáticos aumentarão ainda mais a necessidade de super jatos no século XXI.
Especialistas da indústria de aviação chegaram a duvidar da viabilidade do projeto, que lança um desafio de adaptação aos aeroportos – só 12 cidades em todo o mundo podem, atualmente, receber o avião gigante. No entanto, empresa iniciou o serviço regular de ligação entre Singapura e Sydney. Até o final de 2009 a Airbus já havia vendido 202 unidades do A380, para 17 clientes, e entregues 20. Alguns deles são Air France, Lufthansa, Singapore Airlines e Emirates que já conta com mais de 100 unidades a operar.
Especificações técnicas
Comprimento – 72,7 metros
Envergadura – 79,8 metros
Altura – 24,1 metros
Assentos em três classes – Até 525 (versão standard)
Assentos em classe única – Até 870
Versão cargueira – 150 toneladas
Autonomia – 15.200 Km (Versão passageiros)
Autonomia – 10.400 Km (Versão carga)
Peso máximo de decolagem – 560 toneladas
Turbinas – 04 (quatro) com 70.000 libras de empuxo cada
Capacidade de combustível – 320.000 Litros
Velocidade máxima – 1.076 km/hora
Pista necessária para decolagem – 3.350 metros.