O Dia Mundial dos Avós vai ser celebrado em Aguiar da Beira, no dia 29, com a realização de um piquenique intergeracional que incluirá a exibição de uma toalha gigante elaborada com panos, rendas e bordados.
O piquenique intergeracional Aguiar no Coração, que celebra o Dia Mundial dos Avós e o Dia do Emigrante, realiza-se a partir das 15:00 de dia 29, um domingo, com a partilha de merendas, saberes, tradições e animação.
A iniciativa é promovida pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3G Aguiar no Coração, através da atividade 60 Mais Social Clube, e tem o apoio do município de Aguiar da Beira e das Juntas de Freguesia.
Segundo a organização, a iniciativa, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo, será um “grande momento de demonstração cultural e de convívio” entre freguesias do concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, na Feira das Atividades Económicas local.
A iniciativa “pretende juntar avós, filhos, netos e famílias do concelho, celebrando o convívio intergeracional, o Dia Mundial dos Avós e o regresso dos emigrantes aguiarenses, que nesta altura voltam à terra natal para gozar férias”, sublinham os promotores em nota hoje enviada à agência Lusa.
O programa do evento inclui várias representações de saberes, músicas e tradições, protagonizadas pelos participantes nas Oficinas das Tradições 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração, a atuação de grupos locais de concertina e uma merenda tradicional, entre outros momentos.
O convívio começa pelas 15:00 com o desfile dos participantes que transportarão uma toalha gigante (com 21 metros de comprimento e três de largura), desde a entrada do recinto da Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira até ao local do piquenique.
“Esta peça, elaborada com panos, rendas e bordados, que regista o nome de todas as freguesias do concelho, foi realizada pelos participantes nas Oficinas das Tradições, no ano anterior, como marca deste piquenique e símbolo de unidade e identidade do Município de Aguiar da Beira”, explica a nota.
A entrada no evento é gratuita, daí que a organização convide toda a população do concelho de Aguiar da Beira a participar, quer leve ou não merenda, lembrando que na atividade de 2017 estiveram “mais de 500 pessoas”.
Na edição deste ano da iniciativa comunitária e cultural os promotores esperam juntar “cerca de um milhar de pessoas, numa tarde com muita tradição e animação”.
O CLDS 3G Aguiar no Coração tem como entidade coordenadora e executora o Centro Social Paroquial de Dornelas, Aguiar da Beira, e como entidade financiadora o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, através do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social