A cidade da Guarda vai acolher este fim-de-semana o programa de atividades do primeiro aniversário da oficialização da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela.
O programa é extenso e promete trazer muita animação aos compadres que vão marcar presença para assinalar este momento.
Já confirmada está uma comitiva de compadres dos EUA. Alexandrino Costa, um dos impulsionadores e fundadores desta Academia não escondeu a emoção pelos momentos que se esperam viver nesta cidade capital de distrito.
Programa
Hoje pelas 11:30 haverá lugar para uma receção pela Câmara Municipal, seguido de um almoço na cidade.
Durante a tarde os participantes poderão visitar o centro histórico da Guarda e a Sé Catedral da cidade onde está prevista uma subida aos terraços desta imponente obra terminada no século XVI.
Como não podia deixar de ser, o dia vai terminar com um jantar de gala comemorativo em Aldeia Viçosa, na Quinta do Moinho, uma unidade de turismo de natureza. Está prevista muita animação e musica com os artistas Black Vodka e Domingos Moça.
Haverá ainda lugar para uma homenagem ao compadre Durval Marques, um dos quatro fundadores do movimento solidário das Academias do Bacalhau, há 50 anos em Joanesburgo que faleceu em maio deste ano, no Porto, onde vivia atualmente aos 84 anos.
O jornal ‘Mundo Português’ que há tanto tempo acompanha esta e outras Academias do Bacalhau espalhadas pelo mundo também vai estar presente e acompanhar as cerimónias para contar a história desta Academia que tanto tem feito por elevar os valores da Amizade, Portugalidade e Solidariedade na região da Serra da Estrela.