O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro, o mais antigo espaço museológico do Alvarve, inaugurado em 1889, voltou a abrir portas…
Foi aberto em 1889, mas um incêndio em 2015 obrigou ao seu encerramento. Ontem, 27 de julho, o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, gerido pela Marinha Portuguesa e o museu mais antigo museu do Algarve, reabriu ao público.
A cerimónia de reinauguração teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, da diretora regional da Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, e do diretor da Comissão Cultural de Marinha, vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel, entre outras entidades.
Criado em 4 de janeiro de 1889, na altura com o nome Museu Industrial Marítimo da Escola Pedro Nunes, formou a coleção a partir de objetos e modelos mandados construir a título particular pelo Oficial da Armada António Artur Baldaque da Silva.
Essas coleções estiveram presentes na exposição internacional de 1900, em Paris. Posteriormente, em 1916, foram formalmente entregues à Marinha, à extinta Escola de Alunos Marinheiros do Sul.
Mas foi o comandante Ramalho Ortigão que se empenhou na preservação, reorganização e posterior fundação do Museu, em 1931 no Departamento Marítimo do Sul.
Em 1946 o Museu Marítimo passa a designar-se Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em homenagem ao seu fundador, tendo-se instalado definitivamente nas atuais instalações entre 1962 e 1964.
O Museu Marítimo exibe presentemente uma colecção etnográfica sobre a actividade marítima e a pesca algarvia. Possui três salas distintas – Baldaque da Silva, Lyster Franco, Manuel Bívar – onde se encontram expostos navios de pesca e outras embarcações, aparelhos e utensílios de pesca, instrumentos, aparelhos e material de bordo, entre outros. Integra também uma biblioteca com bibliografia em variadas áreas científicas.
A entrada será gratuita até ao final do ano 2018 e a partir de 2019 será cobrado um preço simbólico.
Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Rua Comunidade Lusíada, 8000 – Faro
Aberto das 9h às 12h e das 14h30 às 17h
Bilhete normal: um euro, a partir de 2019 (gratuito para menores de 6 anos e grupos escolares)