Serão três dias inteiros, 27 a 29 de julho, de uma festa diferente na aldeia histórica de Castelo Novo, para celebrar as crenças do imaginário popular
Tem como tema ‘A Grande Batalha da Gardunha’ e acontece de 27 a 29 de julho para recordar e celebrar as crenças enraizadas no imaginário popular das gentes da Serra da Gardunha.
Concertos, convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, teatro comunitário, visitas guiadas, mercados ou oficinas serão alguns dos principais momentos da iniciativa.
Trata-se do sexto evento do ciclo ‘12 em Rede | Aldeias em Festa’, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal, e que desta vez acontece em Castelo Novo (no concelho do Fundão), tendo como tema acontecimentos sobrenaturais, enraizados no imaginário da população.
Aquela aldeia histórica promete um programa repleto de atrações. “Os visitantes vão ter a oportunidade de desfrutar da aldeia e de conviver com as suas gentes, numa descoberta de tradições seculares”, e com entrada gratuta, promete a organização.
A Serra da Gardunha, uma das mais importantes elevações de Portugal, é um local único, envolto em misticismo e palco de fenómenos misteriosos que alimentam as lendas locais.
São comuns, na aldeia histórica de Castelo Novo e nas aldeias envolventes, os relatos de avistamentos de objetos celestes, sendo um dos locais preferenciais pelos especialistas do fenómeno OVNI para as suas investigações.
São ainda frequentes, nos dias de hoje, as expedições até à Penha para a observação destes fenómenos insólitos. Se´ra inspirado nesses relatos populares, o programa do evento ‘A Grande Batalha da Gardunha’. Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município do Fundão, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Depois de Castelo Novo, o ciclo ‘12 em Rede | Aldeias em Festa’ vai acontecer nas aldeias históricas de Castelo Rodrigo, a 31 de agosto e 1 de setembro (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo); Castelo Mendo, a 14 e 15 de setembro (concelho de Almeida); Trancoso, de 5 a 7 de outubro (concelho de Trancoso); Idanha-a-Velha, de 1 a 4 de novembro (concelho de Idanha-a-Nova); Monsanto, de 9 a 11 de novembro (concelho de Idanha-a-Nova); Belmonte, de7 a 9 de dezembro (concelho de Belmonte).