Quanto pode valer Cristiano Ronaldo fora dos relvados com todos os seus investimentos e gestão de imagem? Não é fácil de dizer com pormenor, mas segundo Daniel Sá, diretor do Instituto Português de Administração e Marketing poderá valer 150 milhões de euros no final do ano.
Atualmente Cristiano Ronaldo é uma marca que gere hotéis, discotecas, empresas de tecnologia, linhas de roupa e calçado e um sem número de outras atividades empresariais.
Ora, no último estudo publicado sobre Cristiano Ronaldo, em janeiro de 2017, o IPAM analisou a visibilidade, perfil e valor comercial da marca CR7 para perceber o seu retorno comercial. Com base na metodologia científica Sports Reputation Index, foram avaliadas seis dimensões: receitas, media, web, palmarés, social e impacto. No total de todos os parâmetros, o português foi mais uma vez o melhor futebolista do Mundo, com 94 pontos num total de 100 possíveis.
No indicador das receitas, Ronaldo somou 100 pontos, o máximo de uma escala que é feita por comparação com todos os outros futebolistas. Ou seja, no que às receitas (salário, patrocínios, empresas, direitos de imagem) diz respeito, Cristiano Ronaldo era o número um. Quanto aos media (imprensa, televisão, rádio), CR7 atingiu os 91 pontos, com uma elevada exposição mediática em todo o mundo.
No indicador web, o português volta ao topo da escala, com 100 pontos a demonstrarem o alcance do astro na Internet. De facto, Ronaldo tem mais de 122 milhões de seguidores do Facebook, mais de 74 milhões no Twitter e mais de 134 milhões de pessoas o seguem no Instagram, dando-lhe uma grande visibilidade. No palmarés, o camisola 7 leva 87 pontos, o seu indicador mais baixo, apesar do elevado número de conquistas individuais e coletivas. Ao nível social, no que diz respeito ao impacto que o português tem na comunidade, soma 98 pontos, que demonstram a sua projeção social para além do panorama desportivo. Por fim, no indicador impacto, que mede a carreira e a projeção dos clubes e seleções por onde joga, Ronaldo chegou aos 92.