A Croácia tem dado nas vistas no campeonato do Mundo. Não só porque ganhou o grupo D, pela vitória sobre a Argentina por 3 a 0, e agora quando se prepara para defrontar a Inglaterra começou a dar nas vistas a presença de Iva Olivari no banco junto com a comissão técnica comandada por Zlatko Dalic.
“Tia Iva”, como é carinhosamente conhecida pelos jogadores, chamou a atenção no primeiro jogo da Croácia na Campeonato do Mundo por ter sido a única mulher a estar no banco da equipe.Ocupa o cargo de “manager” da seleção croata e isso faz dela um dos nomes mais importantes da federação de futebol do seu país.
Ao assumir o cargo, em 2016, Iva contou em entrevista que sabia que todos achariam o fato impossível, mas que ama seu trabalho e que sempre estará disposta a fazer o melhor dentro e fora de campo, além de ter assumido receber grande apoio de seus colegas de trabalho.
Trabalha na Federação Croata desde 1992, quando a equipe estava em formação depois da Guerra da Independência da Croácia. 24 anos depois, no Euro 2016, assumiu o cargo que ocupa até agora. Em entrevista, ela admite ter se sentido discriminada em alguns momentos de sua carreira, mas que hoje em dia o que mais importa para ela é a opinião dos jogadores, companheiros de equipe e membros da Federação. As suas funções vão desde a logística do grupo até estratégicas, além de ser uma verdadeira “mãe” para os jogadores da seleção, ajudando-os sempre com resoluções de problemas pessoais.
Iva iniciou sua carreira no desporto aos 14 anos, como tenista. Foi campeã de sua categoria e mais tarde, venceu a então número um do mundo, Steffi Graf, num torneio na Alemanha, mas teve que se afastar das quadras por conta de uma lesão no punho.
Aos 49 anos, casada, com filhos, Iva Olivari é mais um exemplo de representatividade das mulheres no Campeonato do Mundo e poderá vê-çl mais logo pelas 19H00 no jogo com a Inglaterra que decidirá o outro finalista para defrontar a França.