Acaba de ser lançada em Portugal, uma nova vacina combinada que protege contra a hepatite A e contra a febre tifóide. É a primeira vez que a proteção contra a febre tifóide pode ser administrada nas farmácias em combinação com a hepatite A. A nova vacina oferece dupla proteção e está indicada para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que viajem para zonas onde estas doenças são endémicas, como por exemplo: alguns países de África, Ásia, América Central e do Sul, Caraíbas e Europa Oriental.
Esta combinação vem simplificar o processo de vacinação e traz uma maior comodidade ao viajante uma vez que em vez de duas vacinas passa a fazer apenas uma. Depois de, a nova vacina ativa as defesas naturais do nosso organismo produzindo uma proteção contra a febre tifóide durante 3 anos e contra a hepatite A até 10 anos, se um reforço através de uma vacina monovalente contra a hepatite A, for administrado 6 a 12 meses após a injeção inicial. Pode igualmente ser utilizada como um reforço para qualquer outra vacina inativada contra a hepatite A, em viajantes que também precisam de proteção contra a febre tifóide.
Sobre a hepatite A e a febre tifóide
A hepatite A é uma doença viral que afeta o fígado. É comum em países onde os padrões de higiene e saneamento são baixos, representando um potencial risco para a saúde dos viajantes. A hepatite A é transmitida por alimentos e água contaminados pelo vírus da hepatite A. Também pode ser transmitida através de contacto físico próximo com uma pessoa infetada. Os sintomas incluem icterícia e mal-estar geral.
A febre tifóide é uma doença bacteriana transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados pelas fezes de uma pessoa infectada, que contém a bactéria Salmonella entérica, subtipo typhi. Esta é uma doença grave que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.