
A gruta Tham Luang, situa-se no norte da Tailândia, junto à fronteira com Myanmar e o Laos
As equipas de socorro estão a realizar desde as 10h locais, a operação para os quatro rapazes e o treinador.
A agência e notícias Reuters e a rede de televisão CNN avançam, citando fontes oficiais, que acaba de ser resgatada a nona criança – a primeira retirada hoje.
Um médico australiano e três mergulhadores dos comandos da marinha tailandesa, que ficaram junto do grupo, desde que foi encontrado no início da semana passada, deverão também sair hoje, acrescentou.
“Prevemos retirar os quatro rapazes e o seu treinador”, disse Narongsak Osottanakorn, governador da região de Chiang Rai e líder das operações de resgate.
“Esperamos que as condições se mantenham favoráveis”, acrescentou.
A terceira operação de resgate teve início pelas 10h (04h em Lisboa) e envolve 19 mergulhadores.
Nos últimos dois dias, oito das crianças presas há 18 dias, na gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, no norte da Tailândia, foram resgatadas com sucesso.
De acordo com as autoridades, encontram-se “saudáveis”. Os quatro primeiros rapazes retirados no domingo já tiveram um primeiro contacto com as famílias.
Uma chuva torrencial atingiu o local na noite de segunda-feira e manteve-se até à manhã de hoje, mas as autoridades asseguraram que os preparativos para a missão de resgate final não foram afetados.
O giovernador Narongsak Osottanakorn, citado pela CNN, afirou esperar que a operação de resgate seja ainda mais rápida do que a de ontem, que demorou nove horas.