A saída do médico australiano e dos três Navy Seals, que estiveram em permanência com os rapazes na gruta desde o dia em que foram encontrados, era esperada a cada momento.
Faltavam estas quatro pessoas para encerrar a operação de resgate. As autoridades confirmam que estes e também as equipas de salvamento já estão fora da gruta: o médico e os três mergulhadores da Marinha foram os últimos a sair.
As crianças resgatas estão a ser mantidas em isolamento para evitar o risco de infeções, mas os primeiros a saírem já foram vistos pelos pais através de uma janela de vidro.
Quem é o médico?
O médico australiano que é considerado um dos heróis da operação de resgate tem 30 anos de experiência em mergulho em grutas em todo o mundo, é anestesista e fotógrafo.
Richard Harris foi quem deu luz verde para o início das operações de resgate dos jovens presos na gruta Tham Luang, na Tailândia.
O médico de Adelaide, Austrália, e mergulhador experiente foi requisitado especificamente pelos especialistas internacionais presentes na missão. Estava de férias quando foi contatado.
Richard Harris foi um dos que mergulhou até aos jovens e ao treinador no sábado e determinou que estavam aptos em termos de saúde para a operação de resgate da gruta inundada.
Na sua página na rede social Facebook, os Thai Navy Seals, que comandaram a operação, ao confirmarem a saída bem sucedida dos 12 rapazes e do treinador, escreveram: “Não sabemos se isto foi um milagre, se foi a ciência, ou o que foi. Os 13 ‘Wild Boars’ já estão fora gruta”.