Comunidade portuguesa do sudoeste de Inglaterra mobiliza-se e cria associação

Data:

A recente eleição de Diogo Rodrigues para Mayor de Bridgwater inspirou a criação da Associação Portuguesa de Somerset, no sul de Inglaterra, afirmou a presidente, Milene Nascimento. “Há vários anos que vinha pensando no benefício da existência de uma organização cujo objetivo principal é apoiar a comunidade portuguesa a viver em Somerset e todos aqueles dos países lusófonos da CPLP”, afirmou a aljustrelense de 34 anos.

A eleição de Diogo Rodrigues para Mayor de Bridgwater em maio foi uma “coincidência” e uma “inspiração” para um grupo de voluntários portugueses, que “decidiu por mãos à obra e criar a Associação Portuguesa de Somerset”.

A cidade é uma das mais importantes da região no sudoeste de Inglaterra, onde a comunidade portuguesa cresceu 500 para perto de 5.000 na última década graças à disponibilidade de postos de trabalho em fábricas, hospitais e outros tipos de profissões.

Assumindo o mote de Diogo Rodrigues, a associação assumiu o objetivo de “celebrar a diversidade”, propondo-se a promover a aproximação aos locais ingleses e de outras outras ao dar a conhecer a língua e cultura portuguesa.

A reunião oficial de fundação e eleição dos órgãos sociais da Somerset Portuguese Association, no passado sábado, reuniu cerca de 75 pessoas, um bom presságio, garante Milene Nascimento.

“Não estávamos à espera de tantos: era um sábado, estava calor e jogava a seleção de Portugal. Ficámos contentes com o número de pessoas presentes. Tivemos vários a fazerem-se sócios e a oferecerem-se para ajudar”, contou à Lusa.

Entre as diferentes atividades que a associação quer desenvolver estão aulas de português e de inglês, atividades para crianças e jovens como música, teatro, dança, desporto, atividades para seniores e “excursões para descobrir os lugares lindos que este país nos oferece”, estando já em preparação uma visita ao parque safari de Longleat nas próximas semanas.

Outra das ambições é trabalhar com o consulado geral de Londres para “reduzir a distância” no contacto com o posto, ajudando nos registos consulares e na preparação da deslocação a Bridgwater de funcionários para fazerem documentos de identificação e outros atos como certidões de nascimento ou de casamento.

Milene Nascimento, proprietária do único café português em Bridgwater e principal mobilizadora desta iniciativa, mudou-se há 15 anos para a região e trabalhou em várias fábricas, acabando por se tornar numa empreendedora, ao abrir uma empresa de limpezas e um café.

A criação desta associação, é um sonho cumprido com o objetivo de “trabalhar em prol da comunidade”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.