8 JUL | Encontro com a História | 1497 – Vasco da Gama parte do Restelo com destino à Índia

Data:

Partiu de Lisboa com destino à Ilha de Santiago do Restelo no Sábado, dia 8 de julho, escoltado por Bartolomeu Dias que seguia numa caravela com destino à Mina. Reuniram-se e organizaram-se na ilha de Santiago. Siga aqui as periécias desta viagem histórica deste navegador português
Ilha de Santiago / Baía de Santa Helena – A 200 milhas de Santiago a São Gabriel sofre um pequeno acidente mas recupera. Viajam para sul ao largo, 90 dias sem vista de terra, realizando a volta do mar até encontrar ventos favoráveis à altura de Santa Helena.
Baía de Santa Helena – Escala para descanso e repor àgua, madeira e os mantimentos que encontraram.
Baía de Santa Helena / Cabo da Boa Esperança – Passam o Cabo a 22.
Cabo da Boa Esperança / Angra de São Brás
Angra ou Aguada de São Brás (actual Mossel Bay) – Escala onde distribuem a carga da S. Miguel pelos navios, desmantelando-a por falta de condições. Colocam um padrão que foi destruído pelos indígenas, à sua vista, pouco depois de zarparem.
Angra de São Brás / Natal – Rumam para norte, ao longo da costa oriental africana com ventos desfavoráveis. A 25 de Dezembro avistam o cabo que nomeiam “Natal” (actual província KwaZulu-Natal da África do Sul).
Natal / Rio do Cobre
Rio do Cobre (actual Rio Mutamba) – Com poucas reservas, aportam para repor água na terra que chamam “Terra das Boas Gentes” e “Rio do Cobre” no sul de Moçambique.
1498
Rio do Cobre / Rio dos Bons Sinais
Rio dos Bons Sinais – Avançam sem tocar em Sofala. Próximo de Quelimane colocam outro padrão. Fazem uma escala prolongada para recuperar a tripulação, exausta e doente com escorbuto. Vasco da Gama chamou-lhe rio dos “Bons Sinais” por ter sido aí onde teve as primeiras informações de que estaria no bom caminho e que mais à frente irá encontrar pilotos capazes de o guiar.
Rio dos Bons Sinais / Ilha de Moçambique
Ilha de Moçambique – Inicialmente são bem recebidos pelo sultão de Moçambique, que os confunde com muçulmanos e disponibiliza dois pilotos. Encontram os primeiros mercadores muçulmanos da rede de comércio do Índico. Temendo que a população fosse hostil aos cristãos, tentam manter o equívoco, mas após uma série de mal entendidos zarparam do porto disparando os seus canhões[2]. Ventos contrários demoram-nos.
Ilha de Moçambique / Baixios de São Rafael
Baixios de São Rafael- Ao largo de Zanzibar, onde a São Rafael ficou encalhada durante a noite.
Baixios de São Rafael / Mombaça
Mombaça
Mombaça / Melinde – São bem recebidos em Melinde, um reino muçulmano. O governante mostra-se amigável e firme aliado dos portugueses. Encontram o piloto que procuram, um guzarate chamado Malemo Caná. Aproveitam a monção favorável da primavera para rumar à Índia.
Melinde / Calecute Avistam terra a 18 de Maio e ancoram a 20 de Maio no porto de Kappakadavu, próximo de Calecute.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.