Duas instituições em Portugal, a AATAE e o Instituto Politécnico de Bragança, juntaram-se para lançar um Curso Técnico Superior Profissional de Construção Civil
No sentido de oferecer soluções de formação aos agentes técnicos de arquitectura e engenheria, a associação que representa a classe, AATAE, assinou um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança para o lançamento do curso que tem início já no ano letivo de 2018/2019.
“Com a atualização das leis em relação às valências dos agentes técnicos de arquitectura e engenharia, a AATAE (Associação dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia) incumbiu-se da missão de procurar soluções para milhares de profissionais continuassem a exercer a sua profissão”, refere a associação numa nota de imprensa.
O lançam Curso Técnico Superior Profissional de Construção Civil vai ser iniciado já no próximo ano letivo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança.
“Desta forma os agentes podem fazer a reconversão da sua formação no tronco comum do curso superior, depois podem prosseguir para a licenciatura dentro da gestão da economia da construção. Neste curso temos a base para caminhar para uma formação, que contribua para que a associação se possa alicerçar no futuro”, explicou Craveiro Amaral, presidente da AATAE.
O responsável salienta ainda que 50% dos ATAEs são nível V e muitos licenciados que “também procuram alternativas na vertente da gestão da construção, quer na componente vertente da arquitetura, quer na da vertente de engenharia”.
O programa do curso inclui várias disciplinas, entre as quais qualidade e ambiente, medições, e orçamentos, gestão da construção e controlo orçamental ou projeto de construção. Isto porque Craveiro Amaral defende que os ATAEs têm um “papel fundamental na gestão e economia da construção, orçamento de uma obra e é importante ser-lhes dado esse reconhecimento”.
O objetivo é que este curso seja lecionado em outros institutos politécnicos do país, nesse sentido estão a ser realizadas várias reuniões com diversas entidades e a AATAE.
As pré-inscrições já estão a decorrer e os interessados poderão candidatar-se através da AATAE.