O Navio Escola Sagres deixou o porto de Halifax, no Canadá, a 20 de junho, com destino a Miami onde atracou na manhã de 1 de julho e está aberto a visitas até 4 de julho.
Após 11 dias de navegação, o Navio Escola Sagres atracou em Miami, e está hoje aberto a visitas das 10h às 12h e das 14h às 19h. Às 21h30 recebe os cadetes da 2º ano da Escola Naval.
Os cadetes vão iniciar a sua viagem de instrução que irá durar até 18 de agosto, data em que desembarcarão na Praia da Vitória, Ilha terceira, nos Açores, informa uma nota da Marinha Portuguesa, enviada ao ‘Mundo Português’.
Será a bordo da Sagres que os cadetes, futuros oficiais da Marinha Portuguesa, irão pôr em prática os conhecimentos teóricos ministrados na Escola Naval, nomeadamente no que concerne às disciplinas de Navegação, Navegação Astronómica, Marinharia, Comportamento Organizacional, entre outras, desenvolvendo a exigência, o rigor, a determinação, a resiliência, a liderança, a humildade, o espírito de sacrifício e de equipa.
Aos 62 cadetes do 2º ano (55 masculinos e sete femininos), do curso “Capitão-tenente Raúl Alexandre Cascais”, sendo que 10 são cadetes oriundos de Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa (PALOP), juntam-se dois cadetes norte-americanos, uma cadete alemã e uma cadete espanhola, que irão partilhar parte da viagem com os cadetes nacionais.
O Navio Escola Sagres visitou cinco cidades da costa leste dos Estados Unidos da América – Filadélfia, Nova York, Bayonne, Newport e Boston – e uma no Canadá, Halifax, “nas quais o principal foco foi a representação de Portugal junto das comunidades portuguesas durante o ‘Mês de Portugal’”, tendo recebido o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no porto de Boston, recorda a Marinha Portuguesa na mesma nora.
Nos dias dias 3 e 4 de julho o Navio Escola Sagres estará aberto a visitas também das 10h às 12h e das 14h às 19h. No dia 5 o navio larga de Miami.
O Navio Escola Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937.
Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal. A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala o NRP Sagres cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens do símbolo de Portugal.
O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo, que conta para esta missão com uma guarnição de 128 militares, aos quais se juntam 62 cadetes da Escola naval e quatro cadetes estrangeiros.