Reguengos de Monsaraz, Batalha, Viseu, Alijó, Odemira, Tomar e Lagoa recebem as 7 Galas eliminatórias.

Data:

Albufeira acolhe a Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa

Realizou-se  em Albufeira o sorteio para distribuir as 49 mesas pré-finalistas pelas 7 Galas eliminatórias a emitir pela RTP, Televisão Oficial das 7 Maravilhas à Mesa®, ao longo de todo o verão. O calendário inclui ainda um programa de televisão de balanço antes da Gala Final, que tem lugar na ilha do Pico nos Açores. A Gala Final, onde são declaradas as 7 vencedoras mais votadas pelos portugueses, realiza-se em Albufeira a 16 de setembro. O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que enalteceu a presença de elementos da Dieta Mediterrânica na grande maioria das mesas a concurso. “Quando falamos de “maravilhas” à mesa remete-nos para sensações e representações que temos à volta da mesa. Esta edição não diz respeito só à gastronomia, mas ao saber fazer, ao sentirmos que há cultura por detrás da mesa e essa cultura está muito ligada ao Mediterrâneo.

 

A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, está a ser valorizada nesta iniciativa das 7 Maravilhas com uma matriz mediterrânica em todo o país e todas as mesas que aqui se apresentam”, explicou no final do sorteio. Albufeira e a praia dos Pescadores vai ser o cenário final da grande revelação e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu no evento que “é com orgulho e satisfação que acolhemos em Albufeira a final deste evento que vai com certeza desempenhar um importante papel na promoção do nosso território. Albufeira é um destino turístico de referência. Queremos aproveitar esta janela para promover o nosso território, mas também os nossos costumes e tradições, associados à gastronomia e ao património. É por isso uma oportunidade para mostrar uma Albufeira talvez não tão mediática, mas que merece ser conhecida e explorada”. Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas, reforça “o potencial de afirmação territorial e nacional do país através da promoção associada a esta eleição. Estamos cada vez mais a solidificar a rede e o roteiro que se cria com as Maravilhas eleitas a cada ano, nas várias vertentes turísticas em que Portugal se distingue. Basta ver a repercussão económica da eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, como por exemplo em Sistelo onde aconteceu uma autêntica revolução, com criação de negócios de restauração, de alojamento e animação turística e onde as pessoas estão a acompanhar essa mudança”. Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência. Desta eleição vão resultar não uma, mas sete mesas representativas do nosso país. O processo segue o percurso de anos anteriores, contou com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde resultou uma lista de 49 pré-finalistas. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC. As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa®, num roteiro único. As mesas vão ser votadas em 7 Galas, a emitir a partir de 22 de julho pela RTP. De cada uma das 7 galas saem 2 mesas finalistas, num total de 14, as quais são votadas até à grande Final a 16 de setembro em Albufeira.

1ªGALA PRÉ-FINALISTA DE REGUENGOS DE MONSARAZ DIA 22 Julho
Mesa de Reguengos de Monsaraz
Mesa de Ponta Delgada
Mesa de Monchique
Mesa das Terras da Chanfana
Mesa de Vila Real
Mesa de Braga
Mesa de Almeirim

2.GALA PRÉ-FINALISTA DA BATALHA DIA 29 Julho
Mesa da Batalha
Mesa de Cacela Velha
Mesa de Vila de Frades
Mesa da Guarda
Mesa de Bragança
Mesa de Angra do Heroísmo
Mesa de Aveiro

3. GALA PRÉ-FINALISTA DE VISEU  5 Agosto
Mesa de Viseu
Mesa das Lajes do Pico
Mesa de Tavira
Mesa da Bairrada ao MondegoMesa de Montalegre
Mesa de Porto Moniz
Mesa de Palmela

4. GALA PRÉ-FINALISTA DE ALIJÓ 12 Agosto
Mesa de Alijó
Mesa das Lajes das Flores
Mesa de Albufeira
Mesa da Beira Serra
Mesa de Beja
Mesa de Setúbal
Mesa de Constância

5. GALA PRÉ-FINALISTA DE ODEMIRA 19 Agosto
Mesa da Zambujeira do Mar
Mesa da Madalena do Pico
Mesa de Loulé
Mesa de Vila do Bispo
Mesa de Mirandela
Mesa de Borba
Mesa do Funchal

6. GALA PRÉ-FINALISTA DE TOMAR 26 Agosto
Mesa de Tomar
Mesa de Sintra
Mesa de Sever do Vouga
Mesa de São Roque do Pico
Mesa de Silves
Mesa de Chaves
Mesa de Arraiolos

7. GALA PRÉ-FINALISTA DE LAGOA 2 Setembro
Mesa de Lagoa
Mesa da Calheta
Mesa de Tarouca
Mesa de Monção
Mesa de Gouveia
Mesa de Villa Oeiras

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.