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No segundo semestre de 2017 houve perto de dez mil reclamações nos transportes públicos

29 Junho, 2018 Atualidade
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No segundo semestre de 2017 houve perto de dez mil reclamações nos transportes públicos

Foram 9.847 as reclamações recebidas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no segundo semestre de 2017, relacionadas com os transportes públicos.
O número representa mais 20,7 por cento face ao anterior semestre, com a CP – Comboios de Portugal e o Metropolitano de Lisboa a liderarem as queixas.
De acordo com o relatório sobre reclamações no mercado público da mobilidade e dos transportes, do total das queixas, 9.070 dizem respeito a inscrições no livro de reclamações dos diversos operadores e prestadores de serviços e as restantes 777 foram recebidas diretamente na AMT.
As cinco empresas que apresentaram o maior número de reclamações foram a Comboios de Portugal (CP), com 2.214, o Metropolitano de Lisboa (1.205), a Transtejo (608), a Rede Nacional de Expressos (522) e a Carris (349).
Este aumento de queixas equivale, de acordo com o relatório da AMT, a mais 1.689 reclamações, resultado de vários fatores, nomeadamente do aumento de utentes dos diversos serviços durante o período em análise, de uma maior consciencialização dos direitos dos consumidores e de uma maior facilidade de acesso ao livro de reclamações.
Os utentes queixaram-se, sobretudo, dos preços, do sistema de pagamentos e das bilheteiras, da qualidade do atendimento e do atendimento deficiente nos estabelecimentos e no atendimento telefónico, além do exercício da atividade e do exercício da atividade sem licença.
Fora do livro de reclamações foram recebidas diretamente pelos operadores de transporte de passageiros 20.335 reclamações, mais 13% face aos primeiros seis meses de 2017.
O relatório refere ainda que houve um aumento significativo do número de reclamações contra os operadores de transporte em veículos ligeiros, táxis e plataformas eletrónicas de serviços de transporte, com um total de 106 queixas.
Neste subsetor, nem os prestadores em nome individual, nem as empresas têm estabelecimentos onde fazem atendimento ao público, pelo que não têm obrigação de possuir livro de reclamações.

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